
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Amanda Cruz | - |
| Autor(es): dc.creator | Felipe Goinski | - |
| Autor(es): dc.creator | Victor Santana | - |
| Autor(es): dc.creator | Edna Sakon | - |
| Autor(es): dc.creator | Glaci Walesko | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91164 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91164 | - |
| Descrição: dc.description | O bullying se apresenta como um grande problema a ser enfrentado dentro da nossa sociedade e a mudança pode começar na sala de aula. Segundo dados apresentados no portal do Ministério da Educação (MEC, 2017), em 2015, no Brasil, um a cada dez estudantes é vítima de bullying. De acordo com a Lei nº 13.185 o bullying é considerado como todo ato de “violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la” (BRASIL, 2015). De acordo com a Lei nº 13.185 o bullying é considerado como um ato de intimidação sistemático “praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la” (BRASIL, 2015). Na mesma lei, nos incisos do art. 4°, há o incentivo às campanhas ao combate de tal ato, capacitação dos docentes e equipe pedagógica para lidar com tais situações.O presente trabalho apresenta uma forma simples de abordar o tema envolvendo conteúdos matemáticos. Esta atividade faz parte do programa Residência Pedagógica, como projeto de Intervenção Pedagógica, que está sendo desenvolvido nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba, Paraná. A atividade em questão foi realizada em etapas, com o desenvolvimento de coleta de dados e posteriormente a elaboração de planos de aula para a análise desses dados de forma matemática em conjunto com os estudantes. Esses planos apresentados possibilitaram, ao final da sua exposição, momentos de reflexão, que geraram discussões produtivas entre residentes e estudantes, tanto no sentido matemático quanto em relação ao tema abordado.O projeto da intervenção ainda está em andamento, não podendo concluir algo definitivo quanto à mudança de comportamento dos estudantes, contudo podemos ressaltar alguns pontos importantes, como a interdisciplinaridade. Ao abordar conteúdos matemáticos junto ao eixo temático bullying pudemos observar o impacto desses dados no dia a dia dos estudantes, ao propiciar significado especial ao conteúdo em questão. Mas podemos afirmar que ao utilizar dados obtidos na pesquisa com os próprios estudantes, as aulas se tornaram mais atrativas, aumentando a atenção e a aprendizagem para o desenvolvimento significativo do conteúdo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regra de três | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gráfico de barras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frequência Relativa. | - |
| Título: dc.title | BULLYING NA SALA DE AULA: COMO RELACIONAR COM CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: