POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR: A LITERATURA “QUARTO DE DESPEJO” NO ENSINO DE BIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCamila Vilela-
Autor(es): dc.creatorJonson Júnior-
Autor(es): dc.creatorJosé Santos-
Autor(es): dc.creatorFabiana Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91163-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta uma inserção na obra de Carolina Maria de Jesus “Quarto de Despejo: Diário de uma favela”. Teve como objetivo analisar trechos da literatura “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, que caracterizam possíveis diálogos para o ensino de Biologia. Além disso, o trabalho buscou na literatura uma relação com o ensino de biologia por meio da interdisciplinaridade, e também a relação com cultura e história Afro-brasileira mediante o histórico da autora. A obra foi escolhida para o presente trabalho por apresentar um caráter de problematização dos conhecimentos biológicos, além de aproximar esses conceitos e temas a realidade dos estudantes e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. O livro ainda traz a interdisciplinaridade que está ativamente envolvida na construção do conhecimento e na valorização cultural que cada estudante traz consigo e proporciona a educação científica. A análise foi elaborada por acadêmicos do Subprojeto Residência Pedagógica - Biologioa, que se integra ao projeto do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). Assim, o trabalho norteou-se por uma metodologia qualitativa e documental, buscando conceitos científicos e outros temas interdisciplinares na obra, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, a análise da obra foi dividida em duas categorias: a) história e os estereótipos; b) os conhecimentos da biologia. A partir da identificação e discussão de trechos que abordam os temas apresentados nas categorias, foi possível chegar à conclusão que a obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” pode ser indicada como ferramenta alternativa mediadora e problematizadora de temas socioculturais nas aulas de Biologia, e não só isso, mas também que a literatura marginal e da favela de Carolina, uma escritora com pouco estudo, negra e de classe desfavorecida não se apresenta apenas como um simples relato de seus dias, mas um diário de luta, de resistência e empoderamento de uma mulher que ousou e fez história.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia, Interdisciplinaridade, Literatura, Interculturalidade-
Título: dc.titlePOSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR: A LITERATURA “QUARTO DE DESPEJO” NO ENSINO DE BIOLOGIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.