QUARTO DE DESPEJO: REPERCUSSÕES DE SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLaion de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:03:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:03:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91162-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91162-
Descrição: dc.descriptionA escola se trata de um ambiente de apropriação de conhecimentos, no qual os alunos podem ter diálogos interculturais, incluindo os distintos grupos sociais. As Diretrizes e Bases do Ensino de Biologia do estado do Paraná (DCEs) traz a importância da interdisciplinaridade para a apropriação do conhecimento por parte do aluno. Além desse parâmetro legal, podemos citar a leis 10.639/03 que traze a obrigatoriedade dos conteúdos ligados a cultura e história afro-brasileira. Sendo assim, o trabalho em questão é uma proposta desenvolvida em duas turmas de 3° ano do Ensino Médio do período noturno que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá. Objetivamos analisar as contribuições da literatura “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, enquanto recurso de intervenção pedagógica para a aprendizagem no processo de ensino de Biologia. Foram consideradas três etapas para a aplicação da atividade: 1) apresentação da autora Carolina Maria de Jesus aos alunos; 2) organização de grupos de estudo para a leitura da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”; 3) encontro de rodas de conversa para possível diálogo intercultural a partir da obra. Desta forma, os dados obtidos foram transcritos e analisados. Por fim, a partir da abordagem prática, não incluímos a literatura “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, meramente para cumprir a Lei 10.639/03, mas visou uma leitura da obra para a motivação de formação de valores, construção e reconstrução de conhecimentos de conhecimentos diante da sociedade no qual o aluno está inserido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia e Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade.-
Título: dc.titleQUARTO DE DESPEJO: REPERCUSSÕES DE SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.