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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Laion de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91162 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91162 | - |
| Descrição: dc.description | A escola se trata de um ambiente de apropriação de conhecimentos, no qual os alunos podem ter diálogos interculturais, incluindo os distintos grupos sociais. As Diretrizes e Bases do Ensino de Biologia do estado do Paraná (DCEs) traz a importância da interdisciplinaridade para a apropriação do conhecimento por parte do aluno. Além desse parâmetro legal, podemos citar a leis 10.639/03 que traze a obrigatoriedade dos conteúdos ligados a cultura e história afro-brasileira. Sendo assim, o trabalho em questão é uma proposta desenvolvida em duas turmas de 3° ano do Ensino Médio do período noturno que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá. Objetivamos analisar as contribuições da literatura “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, enquanto recurso de intervenção pedagógica para a aprendizagem no processo de ensino de Biologia. Foram consideradas três etapas para a aplicação da atividade: 1) apresentação da autora Carolina Maria de Jesus aos alunos; 2) organização de grupos de estudo para a leitura da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”; 3) encontro de rodas de conversa para possível diálogo intercultural a partir da obra. Desta forma, os dados obtidos foram transcritos e analisados. Por fim, a partir da abordagem prática, não incluímos a literatura “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, meramente para cumprir a Lei 10.639/03, mas visou uma leitura da obra para a motivação de formação de valores, construção e reconstrução de conhecimentos de conhecimentos diante da sociedade no qual o aluno está inserido. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia e Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade. | - |
| Título: dc.title | QUARTO DE DESPEJO: REPERCUSSÕES DE SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE BIOLOGIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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