Letramento linguístico e letramento literário a partir da diversidade de gêneros orais e escritos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernanda Veloso-
Autor(es): dc.creatorGiselle Bueno-
Autor(es): dc.creatorBeatriz Cyrino-
Autor(es): dc.creatorEliana Bueno-
Autor(es): dc.creatorHanna Dumke-
Autor(es): dc.creatorMylena Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:54:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:54:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91160-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91160-
Descrição: dc.descriptionO subprojeto “Letramento linguístico e letramento literário a partir da diversidade degêneros orais e escritos”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal deNível Superior (CAPES), conta com a participação de graduandos dos cursos deLicenciatura em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola da Universidade Federal doParaná (UFPR). Investe em práticas de iniciação à docência, promovendo aincorporação dos licenciandos ao ambiente escolar já nos primeiros semestres do curso,iniciativa que contribui para o amadurecimento de seu percurso formativo, uma vez queo contato do corpo discente com disciplinas de metodologia e prática de ensino éconsumado apenas nos últimos anos da graduação. São nosso público-alvo turmas deEnsino Fundamental II e de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual deensino localizada no município de Curitiba. Escola e universidade são convidadas aodiálogo mediante plenárias que acontecem semanalmente, nas quais os alunos dagraduação recebem suporte durante o processo de elaboração de material didático, alémde discutir ações relacionadas à díade ensino-aprendizagem mediadas pelos professoressupervisores. Somado ao trabalho realizado na escola, o Ambiente Virtual deAprendizagem (AVA) mantêm um legado do Subprojeto: armazena registrosverbalizados em reuniões e observações apuradas pelos bolsistas em sala de aula,permitindo que a discussão extrapole os limites geográficos da universidade. Este relatooral apresenta, especificamente, a experiência de bolsistas de espanhol ao longo deregências ministradas para turmas de sextos anos do Colégio Estadual do Paraná (CEP).Tendo em vista a necessidade de dinamizar conteúdos veiculados pelo livro didático,nossa proposta foi a de desenvolver uma Unidade Didática que contemplasse o mesmoeixo temático e gramatical. Muitas das atividades executadas em sala nos permitiramaproximar o corpo discente de composições familiares presentes em desenhos animadosde alta repercussão entre telespectadores da mesma faixa etária. Ao lançar mão desterecurso, foi possível sensibilizar os alunos para a existência de núcleos familiares nãotradicionais, além de melhorar o alcance das informações prestadas durante a introduçãode léxico de graus de parentesco, pela familiaridade dos estudantes com os personagensselecionados para figurarem como exemplos de nossas atividades. O contato com ogênero foi contemplado através do formato impresso (“The Book of the Family”, deTodd Parr) e audiovisual (“The Missing Piece”, de Shel Silverstein), responsáveis poriniciar e finalizar a Unidade, pretendendo atender competências auditivas e de leitura doalunado. Constatamos a necessidade de implantar atividades capazes de aludir o corpodiscente às histórias que configuram o suporte utilizado para fomentar a discussão emtorno do texto-base. O contraste entre verbos em espanhol que não circulam dentro dosmesmos campos semânticos dos seus equivalentes em língua portuguesa e a introduçãoao estudo de verbos reflexivos também foram conectados por meio de recursos queorbitam pelo dia-a-dia dos discentes: cabe ressaltar que ter incorporado emoticonspresentes em aplicativos de mensagens contribuiu para eliminar dubiedades dos alunosdurante a exposição ao vocabulário de adjetivos que atribuem estados de ânimo. Comoum todo, a Unidade teve a pretensão de incentivar o diálogo e minimizar estereótipos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID, espanhol, língua estrangeira-
Título: dc.titleLetramento linguístico e letramento literário a partir da diversidade de gêneros orais e escritos.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.