
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Veloso | - |
| Autor(es): dc.creator | Giselle Bueno | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Cyrino | - |
| Autor(es): dc.creator | Eliana Bueno | - |
| Autor(es): dc.creator | Hanna Dumke | - |
| Autor(es): dc.creator | Mylena Cardoso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:54:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:54:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91160 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91160 | - |
| Descrição: dc.description | O subprojeto “Letramento linguístico e letramento literário a partir da diversidade degêneros orais e escritos”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal deNível Superior (CAPES), conta com a participação de graduandos dos cursos deLicenciatura em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola da Universidade Federal doParaná (UFPR). Investe em práticas de iniciação à docência, promovendo aincorporação dos licenciandos ao ambiente escolar já nos primeiros semestres do curso,iniciativa que contribui para o amadurecimento de seu percurso formativo, uma vez queo contato do corpo discente com disciplinas de metodologia e prática de ensino éconsumado apenas nos últimos anos da graduação. São nosso público-alvo turmas deEnsino Fundamental II e de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual deensino localizada no município de Curitiba. Escola e universidade são convidadas aodiálogo mediante plenárias que acontecem semanalmente, nas quais os alunos dagraduação recebem suporte durante o processo de elaboração de material didático, alémde discutir ações relacionadas à díade ensino-aprendizagem mediadas pelos professoressupervisores. Somado ao trabalho realizado na escola, o Ambiente Virtual deAprendizagem (AVA) mantêm um legado do Subprojeto: armazena registrosverbalizados em reuniões e observações apuradas pelos bolsistas em sala de aula,permitindo que a discussão extrapole os limites geográficos da universidade. Este relatooral apresenta, especificamente, a experiência de bolsistas de espanhol ao longo deregências ministradas para turmas de sextos anos do Colégio Estadual do Paraná (CEP).Tendo em vista a necessidade de dinamizar conteúdos veiculados pelo livro didático,nossa proposta foi a de desenvolver uma Unidade Didática que contemplasse o mesmoeixo temático e gramatical. Muitas das atividades executadas em sala nos permitiramaproximar o corpo discente de composições familiares presentes em desenhos animadosde alta repercussão entre telespectadores da mesma faixa etária. Ao lançar mão desterecurso, foi possível sensibilizar os alunos para a existência de núcleos familiares nãotradicionais, além de melhorar o alcance das informações prestadas durante a introduçãode léxico de graus de parentesco, pela familiaridade dos estudantes com os personagensselecionados para figurarem como exemplos de nossas atividades. O contato com ogênero foi contemplado através do formato impresso (“The Book of the Family”, deTodd Parr) e audiovisual (“The Missing Piece”, de Shel Silverstein), responsáveis poriniciar e finalizar a Unidade, pretendendo atender competências auditivas e de leitura doalunado. Constatamos a necessidade de implantar atividades capazes de aludir o corpodiscente às histórias que configuram o suporte utilizado para fomentar a discussão emtorno do texto-base. O contraste entre verbos em espanhol que não circulam dentro dosmesmos campos semânticos dos seus equivalentes em língua portuguesa e a introduçãoao estudo de verbos reflexivos também foram conectados por meio de recursos queorbitam pelo dia-a-dia dos discentes: cabe ressaltar que ter incorporado emoticonspresentes em aplicativos de mensagens contribuiu para eliminar dubiedades dos alunosdurante a exposição ao vocabulário de adjetivos que atribuem estados de ânimo. Comoum todo, a Unidade teve a pretensão de incentivar o diálogo e minimizar estereótipos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID, espanhol, língua estrangeira | - |
| Título: dc.title | Letramento linguístico e letramento literário a partir da diversidade de gêneros orais e escritos. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: