Transformando o discente em historiador: método e aplicação de oficina historiográfica com os alunos de ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos-
Autor(es): dc.creatorLavínia de Moura Lopes-
Autor(es): dc.creatorGabriel Azevedo de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGuilherme Silva Toldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:30:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:30:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91159-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91159-
Descrição: dc.descriptionEste projeto, que está vinculado ao PIBID/Unisinos, subprojeto - História, teve por finalidade primeira a instrução dos alunos no modus pensante historiográfico, com o objetivo de demonstrar métodos de pesquisa em História, assim como o manejo de documentação e fontes da Historiografia do objeto em estudo e análise. Após o contato de três meses com a escola e os estudantes, durante as observações em sala de aula, fez-se perceptível a necessidade de exemplificar a construção do trabalho do historiador. Como diz Freire: “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (1996, p. 43‐ 44). Com isso, gostaríamos de compreender se há possibilidade de os alunos mudarem sua visão, por vezes distorcidas, do papel e do trabalho do historiador, assumindo o protagonismo de construção da escrita da História. Para tal, elaborou-se uma oficina de historiografia, organizada pelos alunos Gabriel Azevedo e Lavínia Lopes, respondendo a solicitação da BNCC, que diz: “Docentes e discentes poderão desempenhar o papel de agentes do processo de ensino e aprendizagem, assumindo, ambos, uma “atitude historiadora” diante dos conteúdos propostos, no âmbito de um processo adequado ao Ensino Fundamental.” (2017, p. 401) A aplicação da prática deu-se da seguinte forma: 1ª Aula - A percepção histórica (a História vista de ambos os lados; utilização de recortes do filme “Ponto de vista”, 2008); 2ª Aula - Fontes e métodos de pesquisa em História e Escolas historiográficas; 3ª Aula - Manuseio e reconhecimento de Documentos. Após estas aulas, fez-se pequenas vídeos-entrevistas com alguns alunos que participaram da aplicação da oficina, buscando perceber se houve o melhoramento da visão do historiador e da escrita da História.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectOficina-
Título: dc.titleTransformando o discente em historiador: método e aplicação de oficina historiográfica com os alunos de ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.