Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos | - |
Autor(es): dc.creator | Lavínia de Moura Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel Azevedo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Guilherme Silva Toldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91159 | - |
Descrição: dc.description | Este projeto, que está vinculado ao PIBID/Unisinos, subprojeto - História, teve por finalidade primeira a instrução dos alunos no modus pensante historiográfico, com o objetivo de demonstrar métodos de pesquisa em História, assim como o manejo de documentação e fontes da Historiografia do objeto em estudo e análise. Após o contato de três meses com a escola e os estudantes, durante as observações em sala de aula, fez-se perceptível a necessidade de exemplificar a construção do trabalho do historiador. Como diz Freire: “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (1996, p. 43‐ 44). Com isso, gostaríamos de compreender se há possibilidade de os alunos mudarem sua visão, por vezes distorcidas, do papel e do trabalho do historiador, assumindo o protagonismo de construção da escrita da História. Para tal, elaborou-se uma oficina de historiografia, organizada pelos alunos Gabriel Azevedo e Lavínia Lopes, respondendo a solicitação da BNCC, que diz: “Docentes e discentes poderão desempenhar o papel de agentes do processo de ensino e aprendizagem, assumindo, ambos, uma “atitude historiadora” diante dos conteúdos propostos, no âmbito de um processo adequado ao Ensino Fundamental.” (2017, p. 401) A aplicação da prática deu-se da seguinte forma: 1ª Aula - A percepção histórica (a História vista de ambos os lados; utilização de recortes do filme “Ponto de vista”, 2008); 2ª Aula - Fontes e métodos de pesquisa em História e Escolas historiográficas; 3ª Aula - Manuseio e reconhecimento de Documentos. Após estas aulas, fez-se pequenas vídeos-entrevistas com alguns alunos que participaram da aplicação da oficina, buscando perceber se houve o melhoramento da visão do historiador e da escrita da História. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina | - |
Título: dc.title | Transformando o discente em historiador: método e aplicação de oficina historiográfica com os alunos de ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: