Práticas docentes no ensino de História: A testagem da sétima arte como método pedagógico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriel Azevedo de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorLavínia de Moura Lopes-
Autor(es): dc.creatorGuilherme Silva Toldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91158-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91158-
Descrição: dc.descriptionEsta comunicação problematiza o trabalho desenvolvido na E.E.E.M. CAIC Madezzati – São Leopoldo, RS. Pertence ao Pibid, subprojeto – História, coordenado pela doutora Sirlei Gedoz. Tendo em vista que a narrativa fílmica é, sem dúvida, a principal concorrente da narrativa histórica (TEIXEIRA; LEÃO; LAPSKY. 2015, pág. XI – XII), a referida pode ser utilizada como metodologia de ensino, como um complemento pedagógico para o ensino das Ciências Históricas, não abandonando a criticidade e as narrativas tradicionais. Partimos do pressuposto de que os historiadores devem aceitar a criatividade para poderem aceitar os filmes históricos. É necessariamente diferente a visão histórica nas telas de cinema daquelas deferidas pelos textos históricos escritos. Contudo, os historiadores não deveriam olhar o cinema como “fantasia” ou “entretenimento” apenas, mas sim pensá-los como mais uma das formas com as quais se construiu e se constrói o conhecimento histórico na atualidade. (BALDISSERA; BRUINELLI; 2014, p. 25). Compreendemos o cinema como uma plataforma fomentadora e facilitadora do processo conjunto de aprendizagem. A práxis docente se dá aprimorada na busca por melhores métodos para facilitar e aprimorar o conhecimento dos discentes. Segundo Meirelles (2004), através do filme podemos observar em seus personagens a distribuição dos papéis sociais e os esquemas culturais que indicam seus papéis na sociedade. Porém, do ponto de vista teórico o tema foi muito trabalhado, no entanto, a amostragem prática da eficiência do método didático complementar, ainda foi pouco testado. Para chegarmos aos resultados, utilizamos de testagem prática e de avaliações. A aplicação da testagem deu-se com as turmas dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental. Fez-se da seguinte forma: as turmas tiveram aulas sobre os seguintes assuntos: Independência do Brasil; Segunda Guerra Mundial; Brasil República. Excluiu-se, no entanto, uma turma do 8º e outra do 9º ano, por se tratar de método de testagem. Se queremos provar a eficiência da cinematografia no ensino de História, devemos testa a falta dela para haver a possibilidade de comparação. Logo, as turmas que não foram escolhidas para a testagem, são o objeto de análise que correspondem ao método tradicional de ensino. Após a conclusão dessa etapa, fez-se a aplicação de um teste, que abordava o conteúdo estudado. Tais resultados estão tabelados e transformados nos gráficos apresentados neste trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectTestagem metodológica;-
Título: dc.titlePráticas docentes no ensino de História: A testagem da sétima arte como método pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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