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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Gabriel Azevedo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Lavínia de Moura Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Guilherme Silva Toldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91158 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91158 | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação problematiza o trabalho desenvolvido na E.E.E.M. CAIC Madezzati – São Leopoldo, RS. Pertence ao Pibid, subprojeto – História, coordenado pela doutora Sirlei Gedoz. Tendo em vista que a narrativa fílmica é, sem dúvida, a principal concorrente da narrativa histórica (TEIXEIRA; LEÃO; LAPSKY. 2015, pág. XI – XII), a referida pode ser utilizada como metodologia de ensino, como um complemento pedagógico para o ensino das Ciências Históricas, não abandonando a criticidade e as narrativas tradicionais. Partimos do pressuposto de que os historiadores devem aceitar a criatividade para poderem aceitar os filmes históricos. É necessariamente diferente a visão histórica nas telas de cinema daquelas deferidas pelos textos históricos escritos. Contudo, os historiadores não deveriam olhar o cinema como “fantasia” ou “entretenimento” apenas, mas sim pensá-los como mais uma das formas com as quais se construiu e se constrói o conhecimento histórico na atualidade. (BALDISSERA; BRUINELLI; 2014, p. 25). Compreendemos o cinema como uma plataforma fomentadora e facilitadora do processo conjunto de aprendizagem. A práxis docente se dá aprimorada na busca por melhores métodos para facilitar e aprimorar o conhecimento dos discentes. Segundo Meirelles (2004), através do filme podemos observar em seus personagens a distribuição dos papéis sociais e os esquemas culturais que indicam seus papéis na sociedade. Porém, do ponto de vista teórico o tema foi muito trabalhado, no entanto, a amostragem prática da eficiência do método didático complementar, ainda foi pouco testado. Para chegarmos aos resultados, utilizamos de testagem prática e de avaliações. A aplicação da testagem deu-se com as turmas dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental. Fez-se da seguinte forma: as turmas tiveram aulas sobre os seguintes assuntos: Independência do Brasil; Segunda Guerra Mundial; Brasil República. Excluiu-se, no entanto, uma turma do 8º e outra do 9º ano, por se tratar de método de testagem. Se queremos provar a eficiência da cinematografia no ensino de História, devemos testa a falta dela para haver a possibilidade de comparação. Logo, as turmas que não foram escolhidas para a testagem, são o objeto de análise que correspondem ao método tradicional de ensino. Após a conclusão dessa etapa, fez-se a aplicação de um teste, que abordava o conteúdo estudado. Tais resultados estão tabelados e transformados nos gráficos apresentados neste trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testagem metodológica; | - |
Título: dc.title | Práticas docentes no ensino de História: A testagem da sétima arte como método pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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