
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Amanda Lahr | - |
| Autor(es): dc.creator | Evandro Catelão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91157 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91157 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo é trazer dados sobre o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) e resultados de sua aplicação que visava analisar as habilidades de leitura em textos multimodais e produção de relato, pautado no gênero propaganda. O estudo foi realizado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II pelo programa da Residência Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente, para o método de escrita e estudo de texto, utilizou-se o modelo de Cassany (1999) que prevê a escrita pela análise dos seguintes elementos: planificação, conteúdos, situação discursiva (intenção, destinatários, enunciadores, etc, textualização, revisão e reescrita. Além disso, a SD foi inspirada em Dolz e Schneuwly (2004) e por Marcusch (2008). A experiência de SD teve início, no primeiro módulo, com a apresentação do gênero propaganda a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero, além de suas características multimodais (KÖCHE, BOFF, MARINELLO, 2013). Em seguida, no segundo módulo aplicou-se o exercício de fixação sobre o gênero propaganda com a correção realizada oralmente com os alunos. No terceiro módulo aplicou-se a produção de um texto do gênero relato, com base na propaganda sobre "conscientização da segurança no trânsito" (Programa MaioAmarelo). Posteriormente, no quarto módulo abordou-se noções de paragrafação e pontuação, como conteúdo da análise linguística. No quinto módulo, deu-se continuidade à revisão dos sinais de pontuação aplicando exercícios de fixação corrigidos oralmente e, no último módulo, foi proposta a reescrita. Os resultados da aplicação mostraram uma progressiva sistematização/reflexão sobre temas presentes nas placas e nas personagens da propaganda (deficiência física, ciclismo, infância, terceira idade, motociclismo e família). Quanto à produção escrita do gênero, o processo de reescrita possibilitou uma reflexão sobre a planificação e a situação discursiva visada pelo relato, mostrando ser positivo quanto às habilidades argumentativas e narrativas incitadas pelo contexto sociodiscursivo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | relato | - |
| Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | multimodalidade | - |
| Título: dc.title | Estudo de Gêneros e produção de sentidos: o ensino de propaganda entre alunos do 7º do ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: