Estudo de Gêneros e produção de sentidos: o ensino de propaganda entre alunos do 7º do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmanda Lahr-
Autor(es): dc.creatorEvandro Catelão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91157-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é trazer dados sobre o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) e resultados de sua aplicação que visava analisar as habilidades de leitura em textos multimodais e produção de relato, pautado no gênero propaganda. O estudo foi realizado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II pelo programa da Residência Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente, para o método de escrita e estudo de texto, utilizou-se o modelo de Cassany (1999) que prevê a escrita pela análise dos seguintes elementos: planificação, conteúdos, situação discursiva (intenção, destinatários, enunciadores, etc, textualização, revisão e reescrita. Além disso, a SD foi inspirada em Dolz e Schneuwly (2004) e por Marcusch (2008). A experiência de SD teve início, no primeiro módulo, com a apresentação do gênero propaganda a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero, além de suas características multimodais (KÖCHE, BOFF, MARINELLO, 2013). Em seguida, no segundo módulo aplicou-se o exercício de fixação sobre o gênero propaganda com a correção realizada oralmente com os alunos. No terceiro módulo aplicou-se a produção de um texto do gênero relato, com base na propaganda sobre "conscientização da segurança no trânsito" (Programa MaioAmarelo). Posteriormente, no quarto módulo abordou-se noções de paragrafação e pontuação, como conteúdo da análise linguística. No quinto módulo, deu-se continuidade à revisão dos sinais de pontuação aplicando exercícios de fixação corrigidos oralmente e, no último módulo, foi proposta a reescrita. Os resultados da aplicação mostraram uma progressiva sistematização/reflexão sobre temas presentes nas placas e nas personagens da propaganda (deficiência física, ciclismo, infância, terceira idade, motociclismo e família). Quanto à produção escrita do gênero, o processo de reescrita possibilitou uma reflexão sobre a planificação e a situação discursiva visada pelo relato, mostrando ser positivo quanto às habilidades argumentativas e narrativas incitadas pelo contexto sociodiscursivo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectrelato-
Palavras-chave: dc.subjectresidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectmultimodalidade-
Título: dc.titleEstudo de Gêneros e produção de sentidos: o ensino de propaganda entre alunos do 7º do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.