
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Schena Karlec | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91155 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91155 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre o trabalho realizado pelos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área de Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Fronteira Sul, em uma turma do 5º ano de uma Escola Municipal da Cidade de Cerro Largo, interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir de uma concepção sociointeracionista de linguagem, em que esta é entendida como um modo de ação social, foi trabalhada uma sequência didática voltada para a Literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, utilizou-se como referencial teórico autores como Antunes (2003), Geraldi (1984), Matencio (2000) etc. Tendo como foco a reflexão sobre temas sociais, no intuito de promover a formação do sujeito crítico, realizaram-se atividades de leitura, interpretação, análise linguística, produção textual e reescrita de textos. A análise das produções finais proporcionou observar o desenvolvimento da criticidade quanto à problematização das temáticas trabalhadas e quanto ao processo de aproveitamento dos alunos acerca das aulas dadas (habilidades discursivas, interpretação, escrita, análise linguística). A prática agregou muito à formação profissional dos pibidianos, proporcionando o conhecimento do trabalho docente e, gradativamente, a construção da identidade dos futuros professores, os quais tiveram como foco a formação do sujeito crítico a partir da literatura. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura, Língua Portuguesa, Sujeito crítico, Formação cidadã. | - |
| Título: dc.title | A LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROMOVENDO A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: