A LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROMOVENDO A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSchena Karlec-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91155-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre o trabalho realizado pelos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área de Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Fronteira Sul, em uma turma do 5º ano de uma Escola Municipal da Cidade de Cerro Largo, interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir de uma concepção sociointeracionista de linguagem, em que esta é entendida como um modo de ação social, foi trabalhada uma sequência didática voltada para a Literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, utilizou-se como referencial teórico autores como Antunes (2003), Geraldi (1984), Matencio (2000) etc. Tendo como foco a reflexão sobre temas sociais, no intuito de promover a formação do sujeito crítico, realizaram-se atividades de leitura, interpretação, análise linguística, produção textual e reescrita de textos. A análise das produções finais proporcionou observar o desenvolvimento da criticidade quanto à problematização das temáticas trabalhadas e quanto ao processo de aproveitamento dos alunos acerca das aulas dadas (habilidades discursivas, interpretação, escrita, análise linguística). A prática agregou muito à formação profissional dos pibidianos, proporcionando o conhecimento do trabalho docente e, gradativamente, a construção da identidade dos futuros professores, os quais tiveram como foco a formação do sujeito crítico a partir da literatura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura, Língua Portuguesa, Sujeito crítico, Formação cidadã.-
Título: dc.titleA LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROMOVENDO A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.