ENSINO DE BIOLOGIA: “QUARTO DE DESPEJO”: UMA ANÁLISE INTERCULTURAL JUNTO A ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJosé Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91154-
Descrição: dc.descriptionA comunicação, independente da forma, é inerente à vida do ser humano, assim encontramos a literatura como um recurso de linguagem que permite a perpetuação de histórias reais ou fictícias, estimulando, em ambos os casos, o uso da imaginação e a formação de um pensamento crítico. Dessa forma, a obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, nosso principal objeto de estudo, surge como uma necessidade aos alunos que realizam o vestibular na cidade de Maringá-PR, pois se apresenta como uma literatura exigida pelo vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Assim, intitulamos o projeto como: “Ensino de biologia e diálogo intercultural: Reflexões e contentamentos biológicos a partir do “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, isso posto, a escolha pelo uso desse livro ligado a biologia mostra-se então como um potencial recurso didático para se trabalhar, principalmente, as questões sociais e biológicas envolvidas na obra. Desse modo, a metodologia aplicada refere-se à leitura da obra e análise sobre a autora envolvendo questões biológicas e sociais. O presente estudo classifica-se como uma análise qualitativa, envolvendo a coleta e análise de dados apresentados por alunos do 3° ano do ensino médio referentes ao perfil da autora e aos conhecimentos biológicos. Foi possível estabelecer um perfil sobre a autora e inferir alguns aspectos biológicos referentes à vida na favela, como as doenças expostas no decorrer da obra. Dessa forma, o uso de livros surgem como uma alternativa metodológica para o ensino de biologia, evidenciando como as diferentes áreas do conhecimento podem se complementar e se constelar em diferentes aprendizagens.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Social-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Didático-
Título: dc.titleENSINO DE BIOLOGIA: “QUARTO DE DESPEJO”: UMA ANÁLISE INTERCULTURAL JUNTO A ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.