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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | José Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91154 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91154 | - |
Descrição: dc.description | A comunicação, independente da forma, é inerente à vida do ser humano, assim encontramos a literatura como um recurso de linguagem que permite a perpetuação de histórias reais ou fictícias, estimulando, em ambos os casos, o uso da imaginação e a formação de um pensamento crítico. Dessa forma, a obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, nosso principal objeto de estudo, surge como uma necessidade aos alunos que realizam o vestibular na cidade de Maringá-PR, pois se apresenta como uma literatura exigida pelo vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Assim, intitulamos o projeto como: “Ensino de biologia e diálogo intercultural: Reflexões e contentamentos biológicos a partir do “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, isso posto, a escolha pelo uso desse livro ligado a biologia mostra-se então como um potencial recurso didático para se trabalhar, principalmente, as questões sociais e biológicas envolvidas na obra. Desse modo, a metodologia aplicada refere-se à leitura da obra e análise sobre a autora envolvendo questões biológicas e sociais. O presente estudo classifica-se como uma análise qualitativa, envolvendo a coleta e análise de dados apresentados por alunos do 3° ano do ensino médio referentes ao perfil da autora e aos conhecimentos biológicos. Foi possível estabelecer um perfil sobre a autora e inferir alguns aspectos biológicos referentes à vida na favela, como as doenças expostas no decorrer da obra. Dessa forma, o uso de livros surgem como uma alternativa metodológica para o ensino de biologia, evidenciando como as diferentes áreas do conhecimento podem se complementar e se constelar em diferentes aprendizagens. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso Didático | - |
Título: dc.title | ENSINO DE BIOLOGIA: “QUARTO DE DESPEJO”: UMA ANÁLISE INTERCULTURAL JUNTO A ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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