
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | tainah Bequer | - |
| Autor(es): dc.creator | Stefane Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Waleska Azevedo | - |
| Autor(es): dc.creator | Lia Antiqueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91153 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91153 | - |
| Descrição: dc.description | As atividades práticas são de grande importância para a fixação dos conteúdos teóricos, na busca de um melhor aprendizado por parte dos alunos. Como parte das atividades do Programa PIBID em um colégio da região central de Ponta Grossa (PR) realizou-se a identificação de todas as espécies vegetais do ambiente escolar, incluindo desde os jardins e pátios até as plantas cultivadas em vasos nos corredores e ambientes de estudo. O objetivo foi familiarizar os alunos do sistema de classificação taxonômica, buscando os nomes científicos em literatura especializada e gravando em placas de madeira junto ao nome das famílias botânicas às quais as espécies pertencem. Participaram das atividades quatro turmas do segundo ano do ensino médio, que auxiliaram na identificação e fixação das placas em horários de intervalo e contraturno das aulas. O projeto foi realizado entre os meses de novembro de 2018 e abril de 2019. Foi possível identificar 35 espécies em diferentes ambientes escolares, desde a portaria de entrada (vasos), incluindo o pátio e canteiros do jardim. O projeto foi bem aceito pelos alunos, os quais se mostraram bastante interessados e curiosos, fazendo perguntas sempre que surgiam dúvidas, participando assiduamente de todos os momentos. A atividade proporcionou experiência na formação aos licenciandos, pois foi o primeiro contato conduzindo uma turma que se teve desde que se iniciou o programa PIBID, colaborando assim para o aperfeiçoamento das demais práticas a serem realizadas e para o aperfeiçoamento docente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Botânica, Classificação taxonômica, PIBID | - |
| Título: dc.title | IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: