CONHECENDO A CÉLULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID EM PONTA GROSSA PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLAURA SOUZA BATISTA-
Autor(es): dc.creatorLucas Sautchuk-
Autor(es): dc.creatorLia Antiqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91152-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91152-
Descrição: dc.descriptionAtividades práticas são importantes para auxiliar o aprendizado do aluno e a fixação do conteúdo abordado nas aulas. Tratando-se de conteúdos de citologia, permitem ao aluno visualizar os conceitos que na maioria das vezes são apresentados somente de forma teórica ou com algumas figuras dos livros didáticos. Este projeto teve por objetivo tornar o conteúdo de citologia animal e vegetal mais atrativo aos alunos do primeiro ano do ensino médio de um colégio da região central de Ponta Grossa – PR. Foi a primeira experiência realizada por dois bolsistas do PIBID sob a supervisão da docente da disciplina de Biologia. A primeira etapa da aula foi realizada em laboratório, onde os alunos observaram no microscópio óptico lâminas prontas de tecido animal e vegetal, com objetivo de ambientá-los ao conteúdo. Após visualização, foram realizados desenhos no quadro negro para replicar a aparência das células observadas. A segunda etapa constou de uma atividade diferenciada, onde um bolo no formato de célula foi apresentado e os alunos receberam pedaços contendo organelas e partes da célula. Após comer, receberam a tarefa de pesquisar para próxima aula sobre o “pedaço de bolo” que haviam recebido enfocando qual organela e principais funções estavam ali representadas. Percebeu-se que esta forma de trabalho tornou o conteúdo atrativo e os alunos se interessaram em participar, pesquisar e discutir o tema. Alguns alunos relataram que era sua primeira experiência em laboratório. Assim, as expectativas dos pibidianos foram alcançadas e a realização da atividade agregou experiência por ser a primeira realizada pelos autores, bolsistas do programa PIBID, núcleo Biologia. Todo o planejamento prévio foi realizado com a orientação da supervisora e da coordenadora, bem como o acompanhamento das atividades. Percebeu-se também que o professor precisa constantemente estudar e se preparar para suas aulas, além de buscar ferramentas diferenciadas para trabalhar, pois os alunos fazem perguntas e ficam entediados com facilidade, de forma que toda novidade e criatividade que possa ser utilizada é bem vinda no ensino de Biologia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia Celular, Bolo de célula, PIBID.-
Título: dc.titleCONHECENDO A CÉLULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID EM PONTA GROSSA PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.