Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Igo Souza Rabelo | - |
Autor(es): dc.creator | Noemi Sutil | - |
Autor(es): dc.creator | Marina Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91151 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91151 | - |
Descrição: dc.description | As atividades experimentais e de solução de problemas no ensino de ciências são amplamente discutidas e defendidas por pesquisadores da área. Tais atividades tornam-se ainda mais significativas se forem elaboradas a partir de situações investigativas. Este trabalho se refere à apresentação de atividades realizadas no âmbito do programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física da UTFPR. São apresentados os principais resultados obtidos em um conjunto de atividades teórico-experimentais e envolvendo situações-problemas realizadas com alunos do Ensino Médio de colégio público da cidade de Curitiba, no primeiro semestre de 2019. Com este trabalho, tem-se como objetivo contribuir com o desenvolvimento de atividades e estratégias para o ensino de Física no Ensino médio. As bases teóricas subjacentes a essas ações se associam a abordagem de ensino por investigação, com o estabelecimento de situação-problema, levantamento de hipóteses, posicionamento e elaboração de conclusões plausíveis; ressalta-se que a situação-problema deve ser relevante no contexto do aluno. No contexto dessa proposta educacional, destacam-se análises concernentes a dois conjuntos de atividades educacionais: estudo da conservação de energia e leis de Newton a partir da construção de protótipo de usina hidrelétrica em projeto extraclasse com alunos de altas habilidades; análise de situação-problema com problematização de aspectos de fabricação e utilização de materiais. Os dados foram constituídos por meio de observação direta, com registros escritos, e produções dos alunos; estes foram analisados conforme Análise de Conteúdo. Entre os resultados, salienta-se o posicionamento crítico dos discentes envolvidos, propiciando o estabelecimento de relações entre conteúdos de Física e aspectos relevantes da realidade vivencial, em caráter de problematização e proposições de alternativas em âmbito científico e tecnológico. Aponta-se a necessidade de estruturas para tais ações educativas, em algumas situações não viabilizadas no contexto da instituição escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física, Atividades Experimentais, Projetos Multidisciplinares. | - |
Título: dc.title | ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: