ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.creatorIgo Souza Rabelo-
Autor(es): dc.creatorNoemi Sutil-
Autor(es): dc.creatorMarina Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:47:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:47:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91151-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91151-
Descrição: dc.descriptionAs atividades experimentais e de solução de problemas no ensino de ciências são amplamente discutidas e defendidas por pesquisadores da área. Tais atividades tornam-se ainda mais significativas se forem elaboradas a partir de situações investigativas. Este trabalho se refere à apresentação de atividades realizadas no âmbito do programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física da UTFPR. São apresentados os principais resultados obtidos em um conjunto de atividades teórico-experimentais e envolvendo situações-problemas realizadas com alunos do Ensino Médio de colégio público da cidade de Curitiba, no primeiro semestre de 2019. Com este trabalho, tem-se como objetivo contribuir com o desenvolvimento de atividades e estratégias para o ensino de Física no Ensino médio. As bases teóricas subjacentes a essas ações se associam a abordagem de ensino por investigação, com o estabelecimento de situação-problema, levantamento de hipóteses, posicionamento e elaboração de conclusões plausíveis; ressalta-se que a situação-problema deve ser relevante no contexto do aluno. No contexto dessa proposta educacional, destacam-se análises concernentes a dois conjuntos de atividades educacionais: estudo da conservação de energia e leis de Newton a partir da construção de protótipo de usina hidrelétrica em projeto extraclasse com alunos de altas habilidades; análise de situação-problema com problematização de aspectos de fabricação e utilização de materiais. Os dados foram constituídos por meio de observação direta, com registros escritos, e produções dos alunos; estes foram analisados conforme Análise de Conteúdo. Entre os resultados, salienta-se o posicionamento crítico dos discentes envolvidos, propiciando o estabelecimento de relações entre conteúdos de Física e aspectos relevantes da realidade vivencial, em caráter de problematização e proposições de alternativas em âmbito científico e tecnológico. Aponta-se a necessidade de estruturas para tais ações educativas, em algumas situações não viabilizadas no contexto da instituição escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física, Atividades Experimentais, Projetos Multidisciplinares.-
Título: dc.titleATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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