
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rafael Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Isaphi Alvarez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91150 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91150 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho aborda aspectos de língua referente à práticas de ensino da língua espanhola mediadas por graduandos do curso de Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Germano, situada na cidade de Bagé - Rio Grande do Sul, nos anos de 2018 e 2019 a partir do Programa Institucional Residência Pedagógica. Tendo como finalidade promover reflexões referente aos desafios da formação docente frente à desvalorização do ensino de língua espanhola, com enfoque no cronograma das aulas, em um contexto fronteiriço no extremo sul-rio-grandense. A pesquisa foi desenvolvida a partir de observações e reflexões de aulas mediadas pelos universitários a turmas de ensino fundamental do 6° ao 9° ano, juntamente a encontros semanais, na escola em questão. Reflexões sobres as práticas e sobre a atuação docente foram realizadas a partir do ponto de vista de licenciandos, incluindo a coleta de referencial teórico. A presente pesquisa é de caráter investigativo exploratório, sendo o segundo semestre de 2018 o período de visitas e observações à escola e o ano de 2019 destinado a práticas em sala de aula. Dentre os desafios observados pelos universitários em formação pode-se perceber que o cronograma destinado ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos não é proporcional aos objetivos almejados pelas legislações educacionais vigentes. Como por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e o Referencial Curricular Gaúcho, que por sua vez, enfatizam que o ensino de língua estrangeira ou adicional devem desenvolver a produção oral e escrita da língua em sala de aula. Entretanto, pode-se analisar uma desvalorização da língua espanhola no atual sistema educacional bageense por funções de organização cronológica. Visto que o tempo atribuído às classes de língua espanhola é gerenciado de maneira incongruente, já que não leva em consideração as possíveis eventualidades que podem surgir ao longo do ano e que consequentemente alteram o calendário escolar, dificultando assim o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Futuramente estimularemos discussões referente ao tema para posteriormente socializa-lo em possíveis rodas de conversas. Além de apresentações acadêmicas, visando expandir essa pesquisa para outras escolas da rede pública de ensino na cidade de Bagé. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente, Ensino público, Região sul, Residência Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | A DESVALORIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR VOLTADO PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: