
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fábio Izidoro | - |
| Autor(es): dc.creator | Anna Bordinião | - |
| Autor(es): dc.creator | Evandro Catelão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91149 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91149 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como tema o ensino de figuras de linguagem por meio do gênero do discurso crônica. O trabalho foi realizado com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Curitiba, na intervenção do programa de Residência Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Partiu-se do princípio da necessidade de abordagens que sejam eficazes para os discentes, dada a alta utilização das figuras de linguagem no dia a dia, sendo que, muitas vezes, os alunos acabam não percebendo o uso desse recurso linguístico (WEG; DE JESUS, 2011). Nesses limites, metodologicamente utilizou-se o modelo de sequência didática (SD) de Schneuwly e Dolz (2004) além de uma adaptação dos elementos para uma SD de Cassany (1999), tendo por base o processo de criação da SD por meio de três pilares: a preparação, realização e avaliação. Para o embasamento teórico, utilizou-se Weg e de Jesus (2011), Köche, Marinello e Boff (2012) para didatização de conceitos para SD produzida, com ênfase em aspectos dos gêneros discursivos. Considerou-se a escrita do texto (CASSANY, 1999) como um processo que envolve: a planificação, os temas/conteúdos, os parâmetros da situação discursiva, os aspectos da textualização (e retextualização) e a revisão. O trabalho foi realizado em três módulos (6 aulas), em que os residentes, por meio da apresentação de uma situação (envolvendo uma crônica e as figuras de linguagem), puderam acompanhar o processo de ensino e aprendizagem pela observação das produções inicial e final dos discentes. Resultados da aplicação mostraram que os alunos já tinham conhecimento dessas figuras, porém, não haviam ainda tomado consciência dos modos de utilização desses recursos textuais. Além disso, pela utilização de uma reflexão com gênero crônica, utilizado para exemplificar as figuras de linguagem, observou-se uma reflexão maior dos alunos, uma vez que o texto utilizado, “A raposa e as uvas” de Jô Soares, misturava aspectos literários com fatos reais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Figuras de linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crônica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática. | - |
| Título: dc.title | O ESTUDO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM A PARTIR DO GÊNERO CRÔNICA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: