
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jhenyffer Correia | - |
| Autor(es): dc.creator | Natalia Mann | - |
| Autor(es): dc.creator | Evandro Catelão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:17:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:17:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91148 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91148 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo trata de uma sequência didática aplicada em uma escola pública de Curitiba com tema o ensino do gênero do discurso crônica alçado nas estratégias lúdicas em sala de aula. Objetivamos com a proposta estudar os problemas do cotidiano coletivo por meio da leitura de crônica de autores brasileiros contemporâneos (COLASANTI, 1995; VERÍSSIMO, 2003) e a produção escrita de alunos do Ensino Fundamental II. Este projeto foi desenvolvido consoante ao modelo de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004), a proposta de elementos para uma sequência didática de Cassany (1999), e a posição metodológica construtivista e dialogada para Schmidt (2004) e as teorias acerca do ensino lúdico (RUFINO, 2014; TEIXEIRA, 1995). Para o ensino da escrita, tomou-se como ponto-chave para o processo o entendimento da crônica segundo sua planificação, tema, parâmetros da situação discursiva (intenção, enunciador/coenunciador), textualização e revisão/reescrita do texto. Este estudo, fomentado pela CAPES (06/2018) como parte do Programa Residência Pedagógica, foi aplicado durante a Intervenção Pedagógica em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. O público-alvo foi composto por 35 alunos, na qual a faixa etária era de 11 a 12 anos. A mediação durou 4 aulas, que incluiu a apresentação do gênero proposto, a leitura dos textos escolhidos e as produções escritas (primeira-versão-diagnóstica e reescrita/produção final – com os critérios textuais/discursivos apontados acima), pautadas ainda em recursos lúdicos, como o mapa mental e jogo interativo. Resultados da aplicação mostraram que a experiência com o desenvolvimento dessa sequência pareceu significativa para os alunos do ponto de vista do entendimento textual/discursivo da crônica, haja vista que as residentes perceberam o envolvimento dos alunos com as atividades propostas e melhora na reescrita dos textos. Além disso, a resposta afetiva dos alunos propiciaram a harmonia das relações entre as professoras e os alunos em sala de aula. As práticas lúdicas aplicadas evidenciam a importância do emprego desses recurso no processo de ensino-aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crônica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Lúdico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | RECURSOS LÚDICOS EM SALA DE AULA: O ENSINO DO GÊNERO CRÔNICA NO 7°ANO PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: