RECURSOS LÚDICOS EM SALA DE AULA: O ENSINO DO GÊNERO CRÔNICA NO 7°ANO PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJhenyffer Correia-
Autor(es): dc.creatorNatalia Mann-
Autor(es): dc.creatorEvandro Catelão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:17:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:17:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91148-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo trata de uma sequência didática aplicada em uma escola pública de Curitiba com tema o ensino do gênero do discurso crônica alçado nas estratégias lúdicas em sala de aula. Objetivamos com a proposta estudar os problemas do cotidiano coletivo por meio da leitura de crônica de autores brasileiros contemporâneos (COLASANTI, 1995; VERÍSSIMO, 2003) e a produção escrita de alunos do Ensino Fundamental II. Este projeto foi desenvolvido consoante ao modelo de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004), a proposta de elementos para uma sequência didática de Cassany (1999), e a posição metodológica construtivista e dialogada para Schmidt (2004) e as teorias acerca do ensino lúdico (RUFINO, 2014; TEIXEIRA, 1995). Para o ensino da escrita, tomou-se como ponto-chave para o processo o entendimento da crônica segundo sua planificação, tema, parâmetros da situação discursiva (intenção, enunciador/coenunciador), textualização e revisão/reescrita do texto. Este estudo, fomentado pela CAPES (06/2018) como parte do Programa Residência Pedagógica, foi aplicado durante a Intervenção Pedagógica em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. O público-alvo foi composto por 35 alunos, na qual a faixa etária era de 11 a 12 anos. A mediação durou 4 aulas, que incluiu a apresentação do gênero proposto, a leitura dos textos escolhidos e as produções escritas (primeira-versão-diagnóstica e reescrita/produção final – com os critérios textuais/discursivos apontados acima), pautadas ainda em recursos lúdicos, como o mapa mental e jogo interativo. Resultados da aplicação mostraram que a experiência com o desenvolvimento dessa sequência pareceu significativa para os alunos do ponto de vista do entendimento textual/discursivo da crônica, haja vista que as residentes perceberam o envolvimento dos alunos com as atividades propostas e melhora na reescrita dos textos. Além disso, a resposta afetiva dos alunos propiciaram a harmonia das relações entre as professoras e os alunos em sala de aula. As práticas lúdicas aplicadas evidenciam a importância do emprego desses recurso no processo de ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCrônica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Lúdico-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica.-
Título: dc.titleRECURSOS LÚDICOS EM SALA DE AULA: O ENSINO DO GÊNERO CRÔNICA NO 7°ANO PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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