O uso do texto dissertativo-argumentativo: uma proposta de sequência didática no Programa de Residência Pedagógica com alunos do 4º ano de magistério

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndréa Malheiros-
Autor(es): dc.creatorWagner Revoredo-
Autor(es): dc.creatorEvandro Catelão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91147-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é trazer dados sobre a produção e aplicação de uma sequência didática (SD) com o gênero texto dissertativo-argumentativo (TDA) no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A SD tinha como objetivo analisar as dificuldades ou não no uso dos operadores argumentativos, assim como estratégias argumentativas para a produção do TDA, entre alunos do 4º ano do magistério de um colégio público do estado do Paraná. A presente pesquisa foi embasada em preceitos teóricos da teoria da argumentação (FIORIN, 2016) e metodologicamente no modelo de SD de Dolz e Schneuwly (2004), além de uma adaptação de Cassany (1999) para a elaboração de uma SD. As intervenções tiveram início com um trabalho de leitura e discussão oral a fim de avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao entendimento deles sobre a ação de argumentar. Durante as intervenções foram ainda explorados textos de apoio do ENEM, cujos temas foram utilizados como forma de instigar os alunos nos processos argumentativos e na construção das premissas argumentativas com a utilização dos operadores. Como atividade final, os alunos foram solicitados a produzir um texto do gênero TDA, com uma proposta elaborada pelos próprios residentes. Os resultados obtidos a partir dessa SD nos levam a concluir que os alunos apresentaram melhora com relação à planificação, abordagem da temática, condições da situação sociodiscursiva, textualidade e linguagem, expondo seus pontos de vista de maneira mais clara e objetiva. Além disso, as intervenções contribuíram para os alunos desenvolverem um senso crítico mais aguçado em relação àquilo que leem, observando como a estrutura textual e as escolhas lexicais atuam para a exposição de uma visão de mundo. Para os residentes, o trabalho contribuiu para trazer mais experiência e conhecimento prático em sala de aula, servindo de alicerce na contínua atuação docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTexto dissertativo-argumentativo-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectresidência pedagógica.-
Título: dc.titleO uso do texto dissertativo-argumentativo: uma proposta de sequência didática no Programa de Residência Pedagógica com alunos do 4º ano de magistério-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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