
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Andréa Malheiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Wagner Revoredo | - |
| Autor(es): dc.creator | Evandro Catelão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91147 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91147 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é trazer dados sobre a produção e aplicação de uma sequência didática (SD) com o gênero texto dissertativo-argumentativo (TDA) no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A SD tinha como objetivo analisar as dificuldades ou não no uso dos operadores argumentativos, assim como estratégias argumentativas para a produção do TDA, entre alunos do 4º ano do magistério de um colégio público do estado do Paraná. A presente pesquisa foi embasada em preceitos teóricos da teoria da argumentação (FIORIN, 2016) e metodologicamente no modelo de SD de Dolz e Schneuwly (2004), além de uma adaptação de Cassany (1999) para a elaboração de uma SD. As intervenções tiveram início com um trabalho de leitura e discussão oral a fim de avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao entendimento deles sobre a ação de argumentar. Durante as intervenções foram ainda explorados textos de apoio do ENEM, cujos temas foram utilizados como forma de instigar os alunos nos processos argumentativos e na construção das premissas argumentativas com a utilização dos operadores. Como atividade final, os alunos foram solicitados a produzir um texto do gênero TDA, com uma proposta elaborada pelos próprios residentes. Os resultados obtidos a partir dessa SD nos levam a concluir que os alunos apresentaram melhora com relação à planificação, abordagem da temática, condições da situação sociodiscursiva, textualidade e linguagem, expondo seus pontos de vista de maneira mais clara e objetiva. Além disso, as intervenções contribuíram para os alunos desenvolverem um senso crítico mais aguçado em relação àquilo que leem, observando como a estrutura textual e as escolhas lexicais atuam para a exposição de uma visão de mundo. Para os residentes, o trabalho contribuiu para trazer mais experiência e conhecimento prático em sala de aula, servindo de alicerce na contínua atuação docente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Texto dissertativo-argumentativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica. | - |
| Título: dc.title | O uso do texto dissertativo-argumentativo: uma proposta de sequência didática no Programa de Residência Pedagógica com alunos do 4º ano de magistério | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: