
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jeferson Ziebarth | - |
| Autor(es): dc.creator | Loeli Tasca | - |
| Autor(es): dc.creator | Neide Takata | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91146 | - |
| Descrição: dc.description | A educação é responsável pela transformação e desenvolvimento social, por isso a necessidade e importância do futuro professor ter consciência de que ele será responsável pela mudança de pensamentos e atitudes dos seus alunos. Podemos ter como principal função do ensino, a possibilidade de aprendizagem para os alunos, visando sua interação como cidadão ativo na sociedade, mesclando conhecimentos adquiridos no seu processo educacional com os conhecimentos que já se tem em sua vivência e realidade. No período de formação para a atividade docente é exigido muito do indivíduo, e em seu processo de aprendizagem inclui: o conhecimento a ser transmitido; as formas de ensinar esse conhecimento; as dificuldades de aprendizagem própria; o gerenciamento de uma sala de aula; as políticas públicas e os avanços tecnológicos. Para contribuir na formação dos futuros docentes existe o programa Residência Pedagógica, esse que foi iniciado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em agosto de 2018 e o curso de Química Licenciatura juntamente com os cursos de Física e Matemática compõem um núcleo multidisciplinar. Os residentes do curso de Química desenvolvem o projeto no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, nas turmas do curso Técnico em Química integrado ao ensino médio com os alunos do 1º ao 4º ano. O Curso Técnico tem um conjunto de disciplinas de química, como a Química Geral, Química Analítica e Orgânica, diferentemente das turmas do ensino médio de formação geral. O colégio conta com uma equipe de diretores e pedagogos que dão total apoio ao projeto da Residência Pedagógica. As atividades desenvolvidas neste curso pelos residentes são mais abrangentes, além das intervenções pedagógicas em sala de aula, envolvem a preparação de aulas com conteúdos específicos, como exemplo aulas sobre espectrometria de absorção atômica e cromatografia, e elaboração de roteiros experimentais com práticas tais como titulação de complexação e condutométrica, e ainda manuseio de equipamentos de laboratório como o espectrofotômetro UV-Vis para caracterização de compostos e o Jar-Test utilizado para os ensaios de floculação. Além disso, o envolvimento dos licenciandos no cotidiano escolar e o convívio com os alunos, professores, equipe pedagógica e administrativos são imprescindíveis e contribuem na compreensão da dinâmica escolar e na sua formação. O licenciando residente percebe com maior clareza que o “ser professor” não é apenas ensinar o conteúdo das disciplinas, mas sim despertar nos alunos o desejo pela descoberta, pelo saber e pelo conhecimento, como também é responsável pela formação de cidadãos aptos para iniciar sua jornada profissional e sua melhor convivência em sociedade. Neste contexto, a participação de licenciandos em atividades pedagógicas torna-se um elemento fundamental para a sua formação, oportunizando-os desempenhar papel ativo na construção do seu saber pedagógico, e assim formar um profissional com capacidade de exercer seu papel de educador, atuando criticamente na realidade onde se insere. Considerando todas as observações durante o projeto, tem se como conclusão que os participantes da residência pedagógica saem da graduação com maior conhecimento do cotidiano enfrentado dentro das instituições de ensino, e com isso tem maior preparo para poder exercer a função de educador. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | Residência Pedagógica e a Formação Docente Dos Licenciandos Do Curso De Química | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: