PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – CAMPUS CIANORTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.creatorLilian Alves Pereira Peres-
Autor(es): dc.creatorBárbara Maria Ferreira-
Autor(es): dc.creatorEva Ferreira Lopes-
Autor(es): dc.creatorKeley Lorena Mendes Melluzzi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:47:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:47:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91145-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91145-
Descrição: dc.descriptionMuito tem-se discutido sobre o distanciamento entre os discursos acadêmicos e as ações realizadas nas escolas, sendo esse um obstáculo a ser ultrapassado na estrutura e organização dos cursos de formação inicial. A lacuna, na relação entre teoria e prática, vivenciada nos estágios supervisionados, evidencia a necessidade de repensar essas relações para superação da dicotomia. Dessa forma, o Programa Residência Pedagógica – PRP desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá – Campus Cianorte-PR se caracterizam pela inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Diante dessa consideração, o presente artigo tem por objetivo relatar a experiência da implementação do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Cianorte-PR, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto. A pesquisa possui caráter qualitativo de cunho bibliográfico e de campo. Para a pesquisa de campo utilizamos a experiência da residência por meio de observação participante do professor orientador da universidade e dos professores preceptores. Para tanto, destacamos a inserção do PRP na escola, as ações desenvolvidas pelos residentes bolsistas e o papel do professor preceptor. Espera-se que o PRP possa dar subsídios para que os alunos se apropriem de uma metodologia baseada na ação-reflexão-ação e tenham autonomia para elaborar atividades com conteúdos específicos de sua área de conhecimento que possam ser utilizadas na sua vida profissional. Pode-se dizer que o PRP, subprojeto Pedagogia – UEM/CRC vem desenvolvendo uma importante aproximação dos graduandos com as escolas, estreitando cada vez mais a relação entre universidade e Educação Básica. Além disso, o programa oportuniza aos alunos residentes um aperfeiçoamento na construção de práticas pedagógicas diversificadas, propiciando uma melhor abordagem dos conteúdos que são trabalhados, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Título: dc.titlePROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – CAMPUS CIANORTE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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