
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Maringá | - |
| Autor(es): dc.creator | Lilian Alves Pereira Peres | - |
| Autor(es): dc.creator | Bárbara Maria Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Eva Ferreira Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Keley Lorena Mendes Melluzzi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91145 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91145 | - |
| Descrição: dc.description | Muito tem-se discutido sobre o distanciamento entre os discursos acadêmicos e as ações realizadas nas escolas, sendo esse um obstáculo a ser ultrapassado na estrutura e organização dos cursos de formação inicial. A lacuna, na relação entre teoria e prática, vivenciada nos estágios supervisionados, evidencia a necessidade de repensar essas relações para superação da dicotomia. Dessa forma, o Programa Residência Pedagógica – PRP desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá – Campus Cianorte-PR se caracterizam pela inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Diante dessa consideração, o presente artigo tem por objetivo relatar a experiência da implementação do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Cianorte-PR, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto. A pesquisa possui caráter qualitativo de cunho bibliográfico e de campo. Para a pesquisa de campo utilizamos a experiência da residência por meio de observação participante do professor orientador da universidade e dos professores preceptores. Para tanto, destacamos a inserção do PRP na escola, as ações desenvolvidas pelos residentes bolsistas e o papel do professor preceptor. Espera-se que o PRP possa dar subsídios para que os alunos se apropriem de uma metodologia baseada na ação-reflexão-ação e tenham autonomia para elaborar atividades com conteúdos específicos de sua área de conhecimento que possam ser utilizadas na sua vida profissional. Pode-se dizer que o PRP, subprojeto Pedagogia – UEM/CRC vem desenvolvendo uma importante aproximação dos graduandos com as escolas, estreitando cada vez mais a relação entre universidade e Educação Básica. Além disso, o programa oportuniza aos alunos residentes um aperfeiçoamento na construção de práticas pedagógicas diversificadas, propiciando uma melhor abordagem dos conteúdos que são trabalhados, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas de Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Título: dc.title | PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – CAMPUS CIANORTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: