RESIDENCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCÍPLINA DE ESTÁGIO SUPERVIONADO EM MATEMÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJean de Souza Teixeira-
Autor(es): dc.creatorNatália de Araujo Cardoso-
Autor(es): dc.creatorElizete Possamai Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91143-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo relatar as contribuições que o programa Residência Pedagógica (RP) proporciona para a disciplina do Estágio Supervisionado em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio. Pontuaremos algumas interpretações das observações e atividades desenvolvidas na Escola de Educação Básica Professora Doralina Clezar da Silva que possibilitariam melhorias à disciplina de estágio supervisionado, visto que os residentes possuem experiência na mesma e conseguiriam se atentar as contribuições que o programa oferece, tais como: o melhor aproveitamento do tempo, uma maior relação entre teoria e prática, as dificuldades e necessidades de uma sala de aula e outros. Participando ativamente no processo de ensino aprendizagem, realizando as atividades pedagógicas, observações, comparecendo em reuniões e conselhos participativos, os residentes adentram na realidade escolar podendo conhecer e perceber as dificuldades e os anseios que existem na apropriação do conhecimento por alguns alunos, não ficando apenas na aplicação da regência em uma determinada turma. Sendo assim, o processo se torna mais amplo, pois há um convívio real com o ambiente escolar possibilitando melhor preparo dos futuros professores. O que pouco acontece na disciplina de estágio, no qual os estagiários se preocupam mais em cumprir tarefas do que participar da realidade da escola, não exercendo a devida função. Destaca-se também, a carga horária do projeto que é maior do que a do estágio, possibilitando um maior contato com os alunos, assim, podendo aplicar as teorias estudadas durante o curso de licenciatura. Outro ponto que merece ser mencionado é como os estagiários colocam em prática tudo o que produzem na disciplina de estágio. Vemos que há uma enorme distância entre escola e faculdade, quando se trata de aliar teoria à prática. Na RP os residentes conseguem preparar com mais tranquilidade suas aulas e fica mais claro saber quais metodologias de ensino usar com determinadas turmas e tem um maior acompanhamento da professora preceptora. Já no estágio este trabalho é desfavorecido, pois o tempo junto aos alunos é menor, falta comunicação entre estagiário e professor regente da escola in loco, a visita do professor orientador do estágio acontece uma única visita na escola de acordo com o previsto no PPC do curso. Uma significativa contribuição que a RP trás para a disciplina de estágio é conseguir identificar as dificuldades e necessidades dentro de uma sala de aula. Mais uma vez o fator tempo contribui para que se possa ter um diagnostico mais condizente da turma. Acredita-se que o estágio ainda exerce a função de trabalhar a prática, enquanto, nas escolas estudam-se as teorias. Precisamos envolver essas duas práticas para obtermos um melhor resultado no processo ensino aprendizagem. Com relação aos pontos acima citados pelos residentes, espera-se que estes possam ser aprimorados através de uma socialização entre o programa da RP e a disciplina de estágio supervisionado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidentes-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto RP-
Palavras-chave: dc.subjectEstagiários-
Título: dc.titleRESIDENCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCÍPLINA DE ESTÁGIO SUPERVIONADO EM MATEMÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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