A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA PAISAGEM DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: ANUNCIAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorReginaldo Souza-
Autor(es): dc.creatorMaria Chinvelski-
Autor(es): dc.creatorYgor Quintanilha-
Autor(es): dc.creatorLucas Mesquita-
Autor(es): dc.creatorEverton Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91142-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91142-
Descrição: dc.descriptionO presente texto apresenta uma proposta de comunicação ao Encontro das Licenciaturas da Região Sul e o Seminário do Residência Pedagógica. A comunicação está estruturada sobre quatro pilares discursivos que pretendem comparar a Residência Pedagógica como uma Casa em processo de construção pelo conhecimento articulado entre Universidade e Escola campo. Considera-se que a Geografia, em si, é uma Residência que abriga diversas vertentes de aprofundamento do sentido da existência no mundo, da cidadania, da atuação social em busca da garantia de existência de belas paisagens, reais e metafóricas, que representem uma nova ética social para a humanidade. Também se parte da premissa de que a Residência Pedagógica se faz como uma paisagem de abrigo, uma casa que hospeda os conhecimentos geográficos em um horizonte de novas possibilidades de enfrentamento de desafios à formação docente, com o estímulo à inserção de pessoas num campo profissional tão pouco valorizado diante da imensa importância estratégica que tem para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico, a construção cultural, o refinamento intelectual e todas suas possibilidades para o posicionamento crítico das pessoas perante suas vidas, perante a sociedade, perante o mundo e seus sentidos. Assim, construímos a narrativa desde o mês de agosto de 2018, data em que o Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Fronteira Sul passou a se apresentar como uma importante conexão e extensão da produção de conhecimento conjunto entre academia e escola. Neste trabalho, tratamos especificamente do Núcleo de Geografia do campus Erechim, Rio Grande do Sul, que conta com um grupo de oito residentes graduandos, uma preceptora e um coordenador que desenvolvem os trabalhos no Colégio Estadual Haidee Tedesco Reali, com práticas pedagógicas dentro e fora das salas de aula. No decorrer do texto, serão apresentadas anunciações a respeito das atividades residentes, com vistas a destacar o valor em se investir nos programas de formação docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectDocência.-
Título: dc.titleA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA PAISAGEM DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: ANUNCIAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.