
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Reginaldo Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria Chinvelski | - |
| Autor(es): dc.creator | Ygor Quintanilha | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Mesquita | - |
| Autor(es): dc.creator | Everton Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91142 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91142 | - |
| Descrição: dc.description | O presente texto apresenta uma proposta de comunicação ao Encontro das Licenciaturas da Região Sul e o Seminário do Residência Pedagógica. A comunicação está estruturada sobre quatro pilares discursivos que pretendem comparar a Residência Pedagógica como uma Casa em processo de construção pelo conhecimento articulado entre Universidade e Escola campo. Considera-se que a Geografia, em si, é uma Residência que abriga diversas vertentes de aprofundamento do sentido da existência no mundo, da cidadania, da atuação social em busca da garantia de existência de belas paisagens, reais e metafóricas, que representem uma nova ética social para a humanidade. Também se parte da premissa de que a Residência Pedagógica se faz como uma paisagem de abrigo, uma casa que hospeda os conhecimentos geográficos em um horizonte de novas possibilidades de enfrentamento de desafios à formação docente, com o estímulo à inserção de pessoas num campo profissional tão pouco valorizado diante da imensa importância estratégica que tem para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econômico, a construção cultural, o refinamento intelectual e todas suas possibilidades para o posicionamento crítico das pessoas perante suas vidas, perante a sociedade, perante o mundo e seus sentidos. Assim, construímos a narrativa desde o mês de agosto de 2018, data em que o Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Fronteira Sul passou a se apresentar como uma importante conexão e extensão da produção de conhecimento conjunto entre academia e escola. Neste trabalho, tratamos especificamente do Núcleo de Geografia do campus Erechim, Rio Grande do Sul, que conta com um grupo de oito residentes graduandos, uma preceptora e um coordenador que desenvolvem os trabalhos no Colégio Estadual Haidee Tedesco Reali, com práticas pedagógicas dentro e fora das salas de aula. No decorrer do texto, serão apresentadas anunciações a respeito das atividades residentes, com vistas a destacar o valor em se investir nos programas de formação docente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência. | - |
| Título: dc.title | A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA PAISAGEM DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: ANUNCIAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: