ENSINO E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHillary De Gois-
Autor(es): dc.creatorFlayra Oliveira-
Autor(es): dc.creatorAdierfeson Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:44:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:44:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91140-
Descrição: dc.descriptionEste resumo tem o objetivo de explanar as primeiras experiências de acadêmicos participantes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em sala de aula, e formular uma nova visão para a educação a diversidade e inclusão social nesse âmbito. Essa chance de vivenciar os dois lados, ser aluno e de modo geral, professor, condiciona a oportunidade de relacionar esses dois aspectos em um e contribuir para o crescimento de ambos, considerando que as interações sociais permitem que o ser humano em constante construção e transformação possa conquistar e conferir novos significados e olhares para a vida em sociedade e os acordos grupais (Martins, 2012). Durante a vivência em sala de aula várias turmas foram acompanhadas, dentre elas 6° 3° e 4° (técnico) anos. Mesmo com diferentes idades, preocupações dos alunos e diferenças nas metodologias abordadas pelos professores, segue-se um padrão comportamental entre ambos, podendo, ou não, favorecer o aprendizado do subordinado. Essa relação de altos e baixos é mais facilmente entendida quando percebemos que em um ambiente onde o aluno é condicionado a apenas fazer perguntas, o que se difere em etimologia de “questionamento”, torna o ambiente muito parecido com o padrão escola tradicional, que há muito tenta-se extinguir. Os acadêmicos de licenciatura, como futuros professores, responsáveis por reformar o sistema educacional, têm o papel de não deixar que esse padrão continue repetindo. Durante as aulas, valorizou-se a participação dos alunos, tanto no momento de trazer questionamentos frente ao que lhe foram impostos, como no momento de realização de atividades, para que se pudesse avaliar a forma que cada aluno absorveu o conhecimento. Foram utilizados diferentes autores e diferentes métodos para trabalhar a literatura correspondente como charges, murais e apresentações visuais, sendo ferramentas desse processo. As atividades consistiram em reproduzir a obra literária trabalhada, com o objetivo de estimular a leitura e interpretação de textos, bem como a criatividade e interação dos alunos em sala de aula. Como conclusão, não apenas conseguimos a participação das turmas como o grande interesse frente a algo novo, fora do padrão cujo qual estão acostumados, tornando mais fácil e prazeroso o fatídico momento de adquirir conhecimento Chegamos ao consenso de que a diversidade de materiais, metodologias e de temas podem ser interessantes no momento de ensinar literatura. Dessa maneira, percebemos que conversas informais e troca de ideias favorece a interação entre professores e alunos, criando um ambiente eficiente no processo de ensino – aprendizagem (Araújo, 2011).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras – chave: interação, metodologia, aluno, professor, literatura.-
Título: dc.titleENSINO E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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