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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Hillary De Gois | - |
| Autor(es): dc.creator | Flayra Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Adierfeson Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:44:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:44:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91140 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91140 | - |
| Descrição: dc.description | Este resumo tem o objetivo de explanar as primeiras experiências de acadêmicos participantes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em sala de aula, e formular uma nova visão para a educação a diversidade e inclusão social nesse âmbito. Essa chance de vivenciar os dois lados, ser aluno e de modo geral, professor, condiciona a oportunidade de relacionar esses dois aspectos em um e contribuir para o crescimento de ambos, considerando que as interações sociais permitem que o ser humano em constante construção e transformação possa conquistar e conferir novos significados e olhares para a vida em sociedade e os acordos grupais (Martins, 2012). Durante a vivência em sala de aula várias turmas foram acompanhadas, dentre elas 6° 3° e 4° (técnico) anos. Mesmo com diferentes idades, preocupações dos alunos e diferenças nas metodologias abordadas pelos professores, segue-se um padrão comportamental entre ambos, podendo, ou não, favorecer o aprendizado do subordinado. Essa relação de altos e baixos é mais facilmente entendida quando percebemos que em um ambiente onde o aluno é condicionado a apenas fazer perguntas, o que se difere em etimologia de “questionamento”, torna o ambiente muito parecido com o padrão escola tradicional, que há muito tenta-se extinguir. Os acadêmicos de licenciatura, como futuros professores, responsáveis por reformar o sistema educacional, têm o papel de não deixar que esse padrão continue repetindo. Durante as aulas, valorizou-se a participação dos alunos, tanto no momento de trazer questionamentos frente ao que lhe foram impostos, como no momento de realização de atividades, para que se pudesse avaliar a forma que cada aluno absorveu o conhecimento. Foram utilizados diferentes autores e diferentes métodos para trabalhar a literatura correspondente como charges, murais e apresentações visuais, sendo ferramentas desse processo. As atividades consistiram em reproduzir a obra literária trabalhada, com o objetivo de estimular a leitura e interpretação de textos, bem como a criatividade e interação dos alunos em sala de aula. Como conclusão, não apenas conseguimos a participação das turmas como o grande interesse frente a algo novo, fora do padrão cujo qual estão acostumados, tornando mais fácil e prazeroso o fatídico momento de adquirir conhecimento Chegamos ao consenso de que a diversidade de materiais, metodologias e de temas podem ser interessantes no momento de ensinar literatura. Dessa maneira, percebemos que conversas informais e troca de ideias favorece a interação entre professores e alunos, criando um ambiente eficiente no processo de ensino – aprendizagem (Araújo, 2011). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras – chave: interação, metodologia, aluno, professor, literatura. | - |
| Título: dc.title | ENSINO E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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