POSSIBILIDADES E VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoira da Silva e Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91139-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91139-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho faz referência ao Programa da Residência Pedagógica (PRP) vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED. A partir do processo de inserção, interação e ação docente, tomado como objeto de estudo, faz-se um conjunto de análises e reflexões sobre a experiência.Durante um período de reconheimento do contexto escolar com as crianças e a docente preceptora (Regente da sala de aula), foi realizado um levantamento das demandas e necessidades, culminando no projeto de docência: O estar/conviver das crianças nos espaços urbanos. O referido projeto teve, dentre os objetivos de aprendizagem oportunizar que as crianças conhecessem e/ou reconhecessem as proximidades da escola, sugerindo uma observação com um olhar mais atento, aguçado e sensível a fins de que compreendessem o espaço urbano como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e a gente de transformações do mundo em que vive.A partir de então, buscou-se um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento de uma exeriência social significativa para as crianças e de um olhar atento à configuração urbana do bairro. Viabilizamos momentos de mediação visando contemplar também vivências lúdicas e brincantes, disponibilizamos materiais, suportes e propostas de trabalho em dinâmicas planejadas, alteramos a disposição do mobiliário da sala de aula, dialogamos permitindo e incentivando a oralidade das crianças, buscando também que nossa prática trouxesse momentos de reflexão para elas. O acompanhamento processual e contínuo, a abertura para dialogar e a reorientação de nossas práticas pedagógicas por parte da professora orientadora do PRP e da preceptora de campo contribuíram significantemente para ressignificar nossas posturas em períodos de docência, agregando maior segurança sobre a prática pedagógica, reconhecimento de nossos potenciais de ensino, segurança em dominar os conteúdos mediados e maturidade em tomar os planejamentos como instrumentos flexíveis e maleáveis ao tempo das crianças e de suas demandas no processo de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectespaços urbanos-
Palavras-chave: dc.subjectcrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais.-
Título: dc.titlePOSSIBILIDADES E VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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