
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moira da Silva e Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91139 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91139 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho faz referência ao Programa da Residência Pedagógica (PRP) vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED. A partir do processo de inserção, interação e ação docente, tomado como objeto de estudo, faz-se um conjunto de análises e reflexões sobre a experiência.Durante um período de reconheimento do contexto escolar com as crianças e a docente preceptora (Regente da sala de aula), foi realizado um levantamento das demandas e necessidades, culminando no projeto de docência: O estar/conviver das crianças nos espaços urbanos. O referido projeto teve, dentre os objetivos de aprendizagem oportunizar que as crianças conhecessem e/ou reconhecessem as proximidades da escola, sugerindo uma observação com um olhar mais atento, aguçado e sensível a fins de que compreendessem o espaço urbano como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e a gente de transformações do mundo em que vive.A partir de então, buscou-se um trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento de uma exeriência social significativa para as crianças e de um olhar atento à configuração urbana do bairro. Viabilizamos momentos de mediação visando contemplar também vivências lúdicas e brincantes, disponibilizamos materiais, suportes e propostas de trabalho em dinâmicas planejadas, alteramos a disposição do mobiliário da sala de aula, dialogamos permitindo e incentivando a oralidade das crianças, buscando também que nossa prática trouxesse momentos de reflexão para elas. O acompanhamento processual e contínuo, a abertura para dialogar e a reorientação de nossas práticas pedagógicas por parte da professora orientadora do PRP e da preceptora de campo contribuíram significantemente para ressignificar nossas posturas em períodos de docência, agregando maior segurança sobre a prática pedagógica, reconhecimento de nossos potenciais de ensino, segurança em dominar os conteúdos mediados e maturidade em tomar os planejamentos como instrumentos flexíveis e maleáveis ao tempo das crianças e de suas demandas no processo de aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | espaços urbanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais. | - |
| Título: dc.title | POSSIBILIDADES E VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: