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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Gabriela Herz | - |
Autor(es): dc.creator | Amarildo Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Gicele Cervi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91138 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91138 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica realizada na cidade de Blumenau-SC que teve como participantes cinco ex-supervisoras de cinco subprojetos distintos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) regido pela Portaria Nº 096/2013. O PIBID, criado em 2007, é uma política pública educacional direcionada à formação inicial de professores. A Portaria Nº 096/2013, finalizada por edital em 2017, trazia como principal objetivo a iniciação à docência por meio da qual o licenciando era inserido em contextos escolares durante seu processo de formação. O licenciando podia conectar os saberes e conhecimentos adquiridos na universidade com o cotidiano escolar podendo pensar criticamente suas práxis a partir do campo. O referido Programa proporcionava uma troca de conhecimentos entre docentes universitários (coordenadores), professores das redes básicas (supervisores) e licenciandos (bolsistas ID) colocando em diálogo a universidade e a escola básica. De tal modo, a presente pesquisa se debruçou sobre a seguinte problemática: quais experiências atravessaram as ex-supervisoras do PIBID entrevistadas? Salientamos que experiência é aqui entendida na esteira de Larrosa (2002) que a descreve como aquilo que nos toca, nos passa, nos atravessa, e, de algum modo, nos modifica. A fim de responder à pergunta formulada, o objetivo traçado foi: mapear e analisar experiências vividas por ex-supervisoras do PIBID regido pela Portaria 096/2013. O aporte teórico utilizado nesta investigação compõe-se, principalmente pelos autores: Corazza (2001); Foucault (2007); Larrosa (2002); Silva (2005) e Varela e Alvarez-Uria (1992). A estratégia teórico-metodológica utilizada na pesquisa fundamenta-se na perspectiva pós-crítica de pesquisa em educação que preceitua que a metodologia é dada a priori, mas construída no processo de acordo com a necessidade do objeto e das perguntas formuladas (MEYER; PARAÍSO, 2014). As ferramentas de produção dos dados foram entrevistas não padronizadas (LAKATOS; MARCONI, 2003) realizadas com as cinco professoras ex-supervisoras do PIBID no período entre 2007 e 2017. Infere-se dos dados que a atuação das docentes na supervisão do PIBID lhes proporcionou diversas experiências que as tocaram e/ou marcaram, cada uma a sua maneira, tais como: as discussões e reflexões sobre escola e currículo; os desafios de ministrar algumas oficinas com o núcleo do qual faziam parte; a busca pelo conhecimento científico e por novas estratégias de trabalho. Essas experiências extrapolaram os objetivos iniciais do PIBID e da própria escola, que de acordo com Varela e Alvarez-Uria (1992) visa produzir sujeitos, que atendam às necessidades da sociedade no momento. Esta instituição de confinamento e disciplinamento atua sobre os corpos, moldando-os, treinando-os, docilizando-os e tornando-os úteis (FOUCAULT, 2007), o PIBID, contudo, colocou escola, professoras, licenciandos e currículos escolares em fuga instaurando movimento, conforme se infere das entrevistas das professoras participantes que enfatizaram que o PIBID proporcionou uma formação enriquecedora capaz de modificá-las como pessoa e produzir reflexos significativos em suas práticas pedagógicas. Experiências de tal modo significativas que, segundo uma das entrevistadas, não dá para voltar ao que era antes. É preciso continuar fazendo diferente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID. | - |
Título: dc.title | “Eu não consigo voltar aquilo que eu fui antes do PIBID”: experiências que marcaram ex-supervisoras do programa. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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