
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Juliana Modesto | - |
| Autor(es): dc.creator | Leonardo Muller | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91137 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91137 | - |
| Descrição: dc.description | Juliana E. Modesto, Leonardo MullerLuciana Martins / Colégio Estadual Tereza RamosChristiano Nogueira / Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral1. Estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral (UFPR LITORAL)ResumoO presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID realizado no Colégio Estadual Tereza Ramos, localizado no Município de Matinhos-Paraná. Após analisarmos o comportamento das crianças do 6° ano em sala de aula, notaram-se problemas relacionados à indisciplina sendo o bullying um dos principais problemas, gerando conflitos que às vezes levavam a agressões físicas o que ocasionava em uma vivência não harmônica em sala de aula. O comportamento social saudável dos alunos é de suma importância, pois, sem o devido respeito necessário, às aulas são prejudicadas e o processo ensino-aprendizagem acontece de forma insuficiente. Nos primeiros encontros, buscou-se observar as crianças, foi possível perceber que muitas resistem em não seguir as regras, e deixam de fazer seus deveres, sem levar em consideração o seu companheiro, o professor. Também havia alunos com comportamentos agressivos, agitados e distraídos, e que quando se agrupavam deixavam o ambiente alterado, tornando impossível a comunicação dentro de sala. Outro fato que também nos chamou a atenção foi em relação às práticas de bullying, atitudes agressivas: verbais, físicas e repetitivas, que pareciam não ter motivos evidentes, praticada por um ou mais alunos, com o objetivo de intimidar e agredir outro colega. Neste contexto, buscou-se desenvolver atividades com dinâmicas de grupo, visando melhorar as relações interpessoais em sala de aula tanto entre aluno x professor e principalmente aluno x aluno. As atividades propostas se intercalaram com o ensino de ciências, porém com ênfase na formação da cidadania, para que pudessem desenvolver relações sociais mais justas e solidárias entre eles. Adaptamos as aulas de modo com que todos pudessem participar. Para isso utilizou-se as rodas de conversas, que estimularam as crianças a participarem através da fala promovendo a escuta, tomada de decisões coletivas, respeito e autonomia de cada um. Além disso, inseriu-se as dinâmicas cooperativas como outro método alternativo que promove a melhoria das relações interpessoais da turma. Como citado por Souza, Tanji e Machado (2011), os alunos em sala de aula habituam-se a trabalhar de forma mecanicista, aceitando passivamente o conhecimento que é transmitido pelo professor. Nota-se que muitos adquirem o conhecimento como sendo verdades absolutas, não questionando e nem perguntando o porquê das coisas. Essas dinâmicas são de suma importância, pois desenvolve nos estudantes o raciocínio e a cooperação para o trabalho em equipe. Com essa prática pode-se perceber que os resultados se constroem gradativamente e que há necessidade de partilhas e trocas solidárias em todos os momentos da aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dinâmicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias | - |
| Título: dc.title | METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O CONTROLE DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: