METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O CONTROLE DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJuliana Modesto-
Autor(es): dc.creatorLeonardo Muller-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91137-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91137-
Descrição: dc.descriptionJuliana E. Modesto, Leonardo MullerLuciana Martins / Colégio Estadual Tereza RamosChristiano Nogueira / Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral1. Estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral (UFPR LITORAL)ResumoO presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID realizado no Colégio Estadual Tereza Ramos, localizado no Município de Matinhos-Paraná. Após analisarmos o comportamento das crianças do 6° ano em sala de aula, notaram-se problemas relacionados à indisciplina sendo o bullying um dos principais problemas, gerando conflitos que às vezes levavam a agressões físicas o que ocasionava em uma vivência não harmônica em sala de aula. O comportamento social saudável dos alunos é de suma importância, pois, sem o devido respeito necessário, às aulas são prejudicadas e o processo ensino-aprendizagem acontece de forma insuficiente. Nos primeiros encontros, buscou-se observar as crianças, foi possível perceber que muitas resistem em não seguir as regras, e deixam de fazer seus deveres, sem levar em consideração o seu companheiro, o professor. Também havia alunos com comportamentos agressivos, agitados e distraídos, e que quando se agrupavam deixavam o ambiente alterado, tornando impossível a comunicação dentro de sala. Outro fato que também nos chamou a atenção foi em relação às práticas de bullying, atitudes agressivas: verbais, físicas e repetitivas, que pareciam não ter motivos evidentes, praticada por um ou mais alunos, com o objetivo de intimidar e agredir outro colega. Neste contexto, buscou-se desenvolver atividades com dinâmicas de grupo, visando melhorar as relações interpessoais em sala de aula tanto entre aluno x professor e principalmente aluno x aluno. As atividades propostas se intercalaram com o ensino de ciências, porém com ênfase na formação da cidadania, para que pudessem desenvolver relações sociais mais justas e solidárias entre eles. Adaptamos as aulas de modo com que todos pudessem participar. Para isso utilizou-se as rodas de conversas, que estimularam as crianças a participarem através da fala promovendo a escuta, tomada de decisões coletivas, respeito e autonomia de cada um. Além disso, inseriu-se as dinâmicas cooperativas como outro método alternativo que promove a melhoria das relações interpessoais da turma. Como citado por Souza, Tanji e Machado (2011), os alunos em sala de aula habituam-se a trabalhar de forma mecanicista, aceitando passivamente o conhecimento que é transmitido pelo professor. Nota-se que muitos adquirem o conhecimento como sendo verdades absolutas, não questionando e nem perguntando o porquê das coisas. Essas dinâmicas são de suma importância, pois desenvolve nos estudantes o raciocínio e a cooperação para o trabalho em equipe. Com essa prática pode-se perceber que os resultados se constroem gradativamente e que há necessidade de partilhas e trocas solidárias em todos os momentos da aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmicas-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias-
Título: dc.titleMETODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O CONTROLE DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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