AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA NO APRENDIZADO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBruno Ziroldo-
Autor(es): dc.creatorAna Karolina Gasparini-
Autor(es): dc.creatorIsabela David-
Autor(es): dc.creatorRaíssa da Silva-
Autor(es): dc.creatorCrislainy Carlos-
Autor(es): dc.creatorCarolini de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:15:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:15:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91136-
Descrição: dc.descriptionA escassez de tempo e a quantidade elevada de conceitos a serem abordados, são fatores que contribuem de maneira direta e significativa para que conteúdos da disciplina de biologia sejam trabalhados de maneira tão superficial e desconexa a ponto do aluno não considerar qualquer relação entre os mesmos e o cotidiano, sequer evidenciando aplicação ou observação direta de diversos destes aprendizados em seu próprio organismo, transformando a biologia em uma ciência abstrata. Os modelos de ensino-aprendizagem significativos devem transcender as abordagens tradicionais, buscando alternativas que possibilitem a criação de um aluno crítico, questionador e com capacidade de associar e aplicar o conhecimento adquirido em sala no seu cotidiano. É inquestionável e fortemente embasado por estudos a ideia de que o trabalho prático é importante no ensino de Ciências e Biologia no complemento a abordagem teórica desenvolvida em sala de aula. A experimentação permite ao aluno a oportunidade de compreender seu cotidiano cientificamente, estimulando sua habilidade de observar, elaborar e organizar ideias, refletir e discutir sobre as mesmas de modo a reelaborar e resignificar conceitos teóricos, tornando sua compreensão uma ação mais orgânica e dotada de significado. Todavia, merece destaque que na maioria das instituições de ensino básico há um negligenciamento da oferta de atividades práticas aos alunos pelos mais variados motivos. Dentre algumas das áreas que carregam consigo notoria e historicamente uma dificuldade de aprendizado, destacamos a genética: ramo da biologia que faz estudo da hereditariedade. A tipagem sanguínea é um dos assuntos em genética que mais atrai a curiosidade dos alunos por ser uma característica hereditária que o mesmo conhecem as custas de um exame hematológico que não traz consigo grandes explicações, apenas uma informação pronta e direta sobre qual tipo sanguíneo o examinado carrega, criando ares de mistério quanto a como essa tipagem é deduzida. Diante da facilidade em se realizar a tipagem sanguínea em um laboratório de ciências e do significado que tal execução traz ao aprendizado do aluno, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver e aplicar aos alunos do ensino médio técnico integrado do Istituto Federal do Paraná, Campus Londrina, uma atividade prática de tipagem sanguínea a fim de potencializar e complementar a teoria já ensinada sobre o assunto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectaula prática-
Palavras-chave: dc.subjectgenética-
Palavras-chave: dc.subjectsangue-
Palavras-chave: dc.subjectsistema ABO.-
Título: dc.titleAULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA NO APRENDIZADO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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