Educação para os direitos humanos: ações do Pibid Geografia e História da UNESC

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMichele Cardoso-
Autor(es): dc.creatorJoão Zanelatto-
Autor(es): dc.creatorSamira Rampinelli-
Autor(es): dc.creatorBruno Limas-
Autor(es): dc.creatorDouglas Franco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:22:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:22:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91135-
Descrição: dc.descriptionOs/as acadêmicos/as do subprojeto Geografia e História da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, atuam em duas escolas situadas no município de Criciúma; EMEF Filho do Mineiro e EEF Jorge da Cunha Carneiro, e, outra localizada em Cocal do Sul, EMEF Demétrio Bettiol. Nesta edição, o projeto vem abordando o tema “Educação Para os Direitos Humanos”. Com essa proposta o subprojeto objetiva aproximar o cotidiano escolar dos/as acadêmicos/as de Geografia e História, de modo que, este espaço faça parte da formação inicial do futuro docente, sendo compartilhada entre a escola e a universidade, por meio da transversalidade da temática dos Direitos Humanos. Pretende-se ainda, dar subsídio para a compreensão dos processos históricos que envolvem a elaboração e a condução dos Direitos Humanos, observando como estes dialogam com a realidade escolar. Para alcançar esses objetivos foram realizados estudos e discussões sobre Formação Docente e Direitos Humanos. Inicialmente criou-se um grupo de estudos permanente visando aprofundar a temática geral do projeto, tendo como sub eixos: as migrações contemporâneas, a educação para o combate do racismo, a educação inclusiva, a educação para as relações de gênero, o direito a cidade e a educação indígena. A partir de um diagnóstico realizado na região e nas escolas participantes do projeto, decidimos iniciar a atuação trabalhando as migrações contemporâneas no sul catarinense. Para tal, nas três escolas participantes do projeto, acompanhados pelas professoras e pelo professor supervisor, foram desenvolvidas diversas atividades sobre Direitos Humanos, e posteriormente, sobre os processos migratórios da atualidade. A região acolhe muitos migrantes provenientes de países da África e também, do Haiti, sendo que esses fluxos migratórios transformam o cotidiano das escolas. Portanto, a compreensão da temática é fundamental para o acolhimento e a inserção dessas pessoas na região, além de que, permite desmistificar preconceitos e ações xenofóbicas. As atividades estão sendo desenvolvidas com participação da comunidade escolar e em diálogo com outros projetos e outros agentes. Sendo assim, esse trabalho objetiva socializar as ações desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2019, sendo que estas continuam tendo desdobramentos a respeito das demais temáticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanos-
Palavras-chave: dc.subjectMigração-
Título: dc.titleEducação para os direitos humanos: ações do Pibid Geografia e História da UNESC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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