A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E O PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorElizangela Martins de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorKarin de Campos-
Autor(es): dc.creatorJéssica Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.creatorJuliana Bassani-
Autor(es): dc.creatorLucinara Fornari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:52:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:52:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91134-
Descrição: dc.descriptionO artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre o processo de formação inicial do professor no curso de Pedagogia e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A intenção é discutir quais têm sido as contribuições do Pibid à formação do acadêmico ao inserir-se no cotidiano da escola durante os primeiros anos da sua graduação e relacionar as suas experiências acadêmicas com a sala de aula acompanhando o trabalho entre professores e crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos como referência a experiência de um grupo de acadêmicos que estão inseridos no Pibid do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Incluímos as vivências dos acadêmicos em escolas públicas, onde eles acompanham o trabalho de professoras em turmas de alfabetização. Por meio de relato de experiências apontamos reflexões sobre o processo de formação inicial do pedagogo a partir do seu envolvimento com a escola. Para embasar tais reflexões tomamos como referência alguns autores deste campo de estudo, como Pimenta, Schroeder & Wendling; Lima e Oliveira. As considerações sinalizam para o quão significativa é a inserção do acadêmico na escola desde os primeiros anos de sua graduação, consolidando uma relação mais efetiva entre teoria e prática e potencializando experiências acadêmicas formativas mais amplas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professores, Curso de Pedagogia, Pibid, Anos iniciais do Ensino Fundamental.-
Título: dc.titleA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E O PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.