Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Elizangela Martins de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Karin de Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Jéssica Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Juliana Bassani | - |
Autor(es): dc.creator | Lucinara Fornari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91134 | - |
Descrição: dc.description | O artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre o processo de formação inicial do professor no curso de Pedagogia e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A intenção é discutir quais têm sido as contribuições do Pibid à formação do acadêmico ao inserir-se no cotidiano da escola durante os primeiros anos da sua graduação e relacionar as suas experiências acadêmicas com a sala de aula acompanhando o trabalho entre professores e crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos como referência a experiência de um grupo de acadêmicos que estão inseridos no Pibid do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Incluímos as vivências dos acadêmicos em escolas públicas, onde eles acompanham o trabalho de professoras em turmas de alfabetização. Por meio de relato de experiências apontamos reflexões sobre o processo de formação inicial do pedagogo a partir do seu envolvimento com a escola. Para embasar tais reflexões tomamos como referência alguns autores deste campo de estudo, como Pimenta, Schroeder & Wendling; Lima e Oliveira. As considerações sinalizam para o quão significativa é a inserção do acadêmico na escola desde os primeiros anos de sua graduação, consolidando uma relação mais efetiva entre teoria e prática e potencializando experiências acadêmicas formativas mais amplas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores, Curso de Pedagogia, Pibid, Anos iniciais do Ensino Fundamental. | - |
Título: dc.title | A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E O PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: