RELATO DE EXPERIENCIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA - SC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJonata Teixeira-
Autor(es): dc.creatorLia Cristiam dos Santos-
Autor(es): dc.creatorGilsiane Milanez-
Autor(es): dc.creatorMiriam Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:52:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:52:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91133-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91133-
Descrição: dc.descriptionResumo Ser o mediador do conhecimento ao próximo não é algo fácil, muitas vezes, torna-se árduo e complexo. Neste contexto, para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, recursos didáticos são utilizados para contribuir com o ensino e aprendizagem dos alunos. Diversos tipos de recursos didáticos podem ser utilizados para aprimorar as aulas, tais como jogos, modelos e maquetes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, descritivo e de campo utilizando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O PIBID/UNESC tem o objetivo de levar ao aluno materiais como manequins em auto relevo e atividades dinâmicas, na qual permitam ao aluno aprender de maneira prática trazendo maior proximidade com o mesmo de forma lúdica. Com estas atividades, percebe-se que os alunos podem aprender com mais facilidade, pois cada um dos conteúdos tratados eles através do lúdico fixavam o que aprendiam. Introdução Ser o mediador do conhecimento ao próximo não é algo fácil, muitas vezes, torna-se árduo e complexo (SILVA et al., 2017). Contudo, tornar o conhecimento significativo é uma tarefa sublime destinada àqueles que dedicam suas vidas à docência, estes chamados de professor (SOUZA, 2007). Neste contexto, para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, recursos didáticos são utilizados para contribuir com o ensino e aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo proposto (NICOLA e PANIZ, 2016; SILVA et al., 2017). Costoldi e Polinarski (2009), afirmam que o uso de materiais didáticos nas aulas estimula o desenvolvimento cognitivo do aluno, facilitando a aprendizagem e fixação do conhecimento. Diversos tipos de recursos didáticos podem ser utilizados para aprimorar as aulas, tais como: jogos, artigos, apostilas, softwares, apresentações em Power Point, músicas, filmes, exercícios físicos, ilustrações, brincadeiras, modelos/maquetes e muitos outros (FERREIRA, 2007). Os modelos/maquetes são recursos que permitem ao aluno ter uma perspectiva ampliada do tema estudado, deixando de lado recursos tradicionais como o livro e o caderno (NICOLA e PANIZ, 2016). O trabalho em questão tem o objetivo de permitir ao aluno observar o material de maneira prática trazendo maior proximidade com o mesmo de forma lúdica permitindo a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Para tal coloca-se a seguinte questão: quais os benefícios encontrados no uso de materiais didáticos em sala de aula ao abordar conteúdos complexos com jovens e adultos? Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, descritivo e de campo utilizando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), que fica localizada no município de Criciúma, Santa Catarina. O trabalho foi realizado com alunos do Centro de Educação Profissional Abílio Paulo no município de Criciúma - Santa Catarina, no período noturno, nas sextas feiras. Inicialmente ocorreram observações das aulas de anatomia e fisiologia humana para posteriormente a confecção de atividades e materiais didáticos diferenciados para contribuírem no conteúdo abordado. Para o desenvolvimento teórico do material didático e da atividade utilizou-se o livro Anatomia e Fisiologia Humana do autor Gerard Tortora, fornecido pela professora da disciplina e recursos da internet. No conteúdo sistema muscular primeiramente os pibidianos confeccionaram um manequim com os músculos em relevo utilizando lã, cola, cartolina e tecido (TNT) como materiais, a confecção demandou de três noites. Subsequentemente o manequim foi utilizado para a realização de uma atividade do conteúdo. Para trabalhar o Sistema Cardiovascular, ocorreu à elaboração de um Quíz Interativo no qual consistia em 15 perguntas com múltipla escolha, cada aluno recebeu um cartão resposta para marcar a resposta que achavam ser a correta. As perguntas consistiam em 30 segundos dando o tempo para os alunos responderem. Resultados e Discussão Através das implementações nas aulas, se fez possível observar que tais recursos são de estrema importância no processo de ensino e aprendizagem, porém muitos são os desafios e dificuldades enfrentadas pelos docentes ao trabalharem com estes recursos, dentre eles podemos citar a falta de equipamentos e materiais nas escolas da rede pública dificultando ao professor inovar em suas aulas e muitas vezes impossibilitando o aluno de aprender como a inovação. Pode-se observar que processo de ensino e aprendizagem ao ocorrer em forma de parceria entre o professor e o aluno possibilita que o mesmo tenha uma melhor compreensão do conteúdo a ser ministrado. [...] o processo ensino-aprendizagem é dinâmico e coletivo, exigindo por isso, parcerias entre professor/aluno e aluno/aluno. Para estabelecer estas relações dialógicas, o professor poderá optar por várias modalidades didáticas que permitem esse tipo de interação (ROSSASI E POLINARSKI, 2008, p. 8). A partir da observação das aulas teóricas, bem como das metodologias de ensino usadas pela professora docente, foi possível estabelecer uma interação entre pibidianos, professores e alunos, facilitando a realização de aulas práticas. Os de­senvolvimento das aulas práticas foram realizados fora de sala de aula em encontros com a professora da disciplina e a coordenadora do sub-projeto de Ciências Biológicas. Dependendo do conteúdo estudado, os alunos tinham maior dificuldade de aprendizagem, pois alguns sistemas do corpo humano possuem denominações mais difíceis de serem lembradas, dificultando um pouco a aprendizagem. Verificou-se que ao trabalhar com anatomia humana logo surgem as preocupações vindas dos alunos - “teremos que aprender todos estes nomes?” ou “É muita coisa, não vou conseguir lembrar tudo para a avaliação!”. Segundo Nuhs e Tomio (2011, p. 272) “Infelizmente o aluno ainda vê a prova como instrumento de certificação apenas para o professor. Talvez, por esse motivo cause as mais diversas aversões dos alunos ao realizá-la”. Ao apresentar o modelo construído aos alunos e explicar como funcionaria a atividade, imediatamente os mesmos demonstraram interesse, apesar de ainda duvidosos sobre seus próprios conhecimentos acerca do tema. Os mesmos foram chamados até ao manequim (individualmente) onde cada um recebeu cinco placas com a nomenclatura muscular no qual o mesmo colocava no músculo do manequim que achava ser o correto, após todos os alunos realizarem a atividade proposta foi revelado à nomenclatura muscular e o local correto. De acordo com a professora, os alunos aprenderam a anatomia dos músculos de forma lúdica, o que foi fundamental no processo do ensino e aprendizagem, pois como citado acima, os alunos tinham maior facilidade ao compreender e desenvolver a dinâmica. Durante as aulas, os alunos também questionavam sobre o assunto, o que facilitava o estudo, pois não ficavam com dúvidas do conteúdo estudado. Assim, a aprendizagem se torna mais significativa com a assídua participação deles nos atendimentos. O mesmo ocorreu na aplicação da dinâmica do quiz, onde os escolares dedicavam-se por completo ao correr contra o tempo estipulado pelas questões e se divertindo no momento da aprendizagem. Conclusões Com estas atividades, percebe-se que os alunos podem aprender com mais facilidade, pois cada um dos conteúdos tratados eles através do lúdico fixavam o que aprendiam, e quando precisavam estudar, lembravam das dinâmicas o que facilitava sua percepção referente ao conteúdo. Desta maneira, o aprendizado foi mais eficiente, pois era facilitado com a utilização dos materiais. A escola sempre nos recebeu muito bem, sempre auxiliando com equipamentos como o data-show o que permitiu que nosso trabalho pudesse ser realizado em cada aula. Com o apoio da escola, professora e alunos, tudo ficava mais fácil de ser trabalhado no decorrer dos atendimentos na unidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didático-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Biológicas-
Título: dc.titleRELATO DE EXPERIENCIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA - SC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.