
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Acauã Zamberlan Serra Panes Barbosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Arthur Lopes da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Isaora Carolina Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:36:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:36:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91131 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91131 | - |
| Descrição: dc.description | Durante toda a história da educação brasileira, o processo de ensino e aprendizagem apresentou inúmeras dificuldades. Encontrar uma metodologia que siga a premissa pedagógica que o aluno é o sujeito da aprendizagem continua sendo um desafio diário para os docentes. Dentre tantas atividades, há registros provenientes do Brasil colônia, que descrevem um dos meios utilizados pelos jesuítas para catequizar os indígenas: a música. Por possuir alta capacidade de interligar diversas culturas, a música pode ser uma importante ferramenta para envolver o público ouvinte, funcionando como atividade lúdica e facilitando assim a assimilação dos conhecimentos trabalhados. Considerando as vantagens educacionais do uso de melodias para a composição de letras pedagógicas, este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de três pibidianos durante a aplicação de uma aula de revisão sobre o conteúdo de evolução. O público-alvo foi uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola do município de Maringá/PR e a metodologia baseada na composição de uma paródia e sua apresentação. Para tanto, a atividade foi desenvolvida através dos materiais didáticos fornecidos pela professora supervisora, os conhecimentos musicais dos pibidianos e o instrumento ukulele. Com o objetivo de apresentar as principais teorias evolucionistas, a letra criada abordou os princípios norteadores das ideias de Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin, proporcionando aos alunos a oportunidade de diferenciá-las de forma descontraída. Após a apresentação da canção, os alunos do PIBID iniciaram uma discussão com a turma, posteriormente relacionando os trechos da música com os conteúdos explicados em sala. De forma geral, os alunos da turma mostraram-se empolgados, participando da dinâmica proposta e apresentando questionamentos relevantes. Durante a correção das provas notamos correta estruturação das ideias, expostas com senso crítico e criatividade, bem como as diferenças entre cada uma das teorias, que foram escritas com clareza. Palavras-chave: música, criatividade, assimilação de conhecimentos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assimilação de conhecimento | - |
| Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE EVOLUÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: