AUTO DE BOI DE CONCHAS E A ABORDAGEM DE BRECHT: UMA PROPOSTA DE TEATRO NA ESCOLA

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Autor(es): dc.creatorGuilherme Ivanes Nogueira dos Santos-
Autor(es): dc.creatorAndré Ferri Denipotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91129-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho surge a partir de uma experiência pedagógica de teatro na escola desenvolvida no âmbito de um projeto de Residência Pedagógica, da Universidade Estadual de Maringá (Paraná). Esta proposta, em andamento no Colégio Estadual do Jardim Independência de Sarandi (Paraná), tem como ponto de partida o texto “Auto do Boi de Conchas”, do folclore brasileiro. O objetivo é ressignificar o mesmo a partir da pedagogia freiriana e do teatro brechtiano - Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996), o Teatro Épico de Bertolth Brecht (1985). O auto aborda questões envolvendo a diversidade cultural que surgiram com na leitura e ensaio do texto. Relatamos alguns dos modos que permitem ao professor realizar seu trabalho, promovendo momentos de aprendizagem que não sejam meras transmissões de conhecimentos, estimulando a autonomia nos alunos. Buscamos, com isso, enaltecer a democracia em sala de aula, dando voz para uma pedagogia libertadora freiriana, e utilizando uma metodologia problematizadora e conscientizadora brechtiana, a fim de ativar um posicionamento político ativo de educador e educando. O objetivo deste trabalho, além de trabalhar a criticidade de forma problematizadora, de praticar a democracia, de desenvolver a pedagogia e metodologia proposta, é a apresentação do resultado do processo, respeitando a vontade dos alunos, e a decisão final deles, se há a necessidade ou não de uma espetacularização do que foi desenvolvido. Durante o processo é possível perceber as dificuldades, curiosidades e problematizações políticas dentro do ambiente escolar que se desenvolvem de acordo com o trabalho. É possível perceber também o quão é importante a preparação e a pré-disposição do docente para a escuta ao discente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na escola, Teatro Épico, Pedagogia Crítica, Diversidade Cultural-
Título: dc.titleAUTO DE BOI DE CONCHAS E A ABORDAGEM DE BRECHT: UMA PROPOSTA DE TEATRO NA ESCOLA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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