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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Maria Grassi | - |
| Autor(es): dc.creator | Stefani Skodowski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91125 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho visa relatar a experiência vivida durante o PIBID, na qual, ao trabalharmos em uma turma de 9º ano nos propusemos a desconstrução de que existe um português certo e, por consequência, um errado. Para isso, colocamos os alunos em contato com a teoria da variação linguística de Marcos Bagno por meio de um vídeo do autor e também discutimos oralmente em sala os mitos elencados pelo autor na obra Preconceito Linguístico - o Que é e Como Se Faz (1999), abordando essa temática juntamente à disciplina de produção de texto com a classe. Buscava-se com esse trabalho, não só trabalhar um tema para que os alunos escrevessem artigos de opinião, mas pretendia-se, também, uma conscientização e minimização do preconceito linguístico em sala de aula e na sociedade como um todo, tendo em vista as variações linguísticas diversas presentes no Brasil. Para tal, nós bolsistas provocamos, em primeiro momento, por meio de debates orais, a reflexão por parte dos alunos acerca da questão para que, posteriormente, pudessem desenvolver um artigo de opinião com o tema "Existe um português certo ou errado?" embasados no sociolinguista e nos aprendizados tidos durante as aulas. Constatou-se que os alunos demonstravam estranhamento à língua que falam, como se não soubessem “falar direito”, havendo um distanciamento entre o aluno e sua língua materna, essa sendo identificada com a gramática que lhe é exposta nas aulas de português. A partir da apresentação do trabalho desenvolvido com eles, os alunos foram questionados como é possível alguém “falar errado” ou não saber falar a sua própria língua materna. Assim, os docentes foram instigados a recordarem os elementos de comunicação (JAKOBSON, 1970) trabalhados em aulas anteriores, dessa forma, buscou-se que eles percebessem que se a comunicação é efetiva e que não há um português certo ou errado, mas sim uma língua que se adapta conforme a necessidade de uso, de contexto, de emissor e de receptor. Por fim, além de desenvolverem um artigo de opinião sobre a temática, a classe construiu conjuntamente com nós bolsistas um compilado de expressões idiomáticas que carregassem traços culturais da região em que vivem, buscando dar significado à essas palavras. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sociolinguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID. | - |
| Título: dc.title | SOCIOLINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: EXISTE UM PORTUGUÊS CERTO OU ERRADO? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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