
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Raquel Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91122 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91122 | - |
| Descrição: dc.description | Apresentamos através deste trabalho uma proposta de ensino de Biologia de forma diferente da abordagem tradicional da sala de aula, e qual chamamos de Clube da Biologia. O clube consiste na realização de atividades práticas a partir de conceitos científicos biológicos, oportunizando para o aluno participante o desenvolvimento de habilidades científicas, pessoais e sociais de forma integrada, dando vida e sentido aos conteúdos trabalhados em sala de aula, promovendo sua participação cidadã na comunidade da qual faz parte. As atividades ocorrem semanalmente em horário de contraturno e são elaboradas por instrutores, residentes do programa Residência Pedagógica, partindo de propostas e interesses dos próprios alunos, sendo revisadas e coordenadas pela professora receptora do programa. O objetivo do clube é instigar a curiosidade pela ciência, a alfabetização científica, o crescimento pessoal e social do aluno, além de contribuir para a formação profissional do residente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | clubes de Ciência, formação científica e Biologia | - |
| Título: dc.title | CLUBE DA BIOLOGIA COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA E SOCIAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: