Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Michele Cristina Brites | - |
Autor(es): dc.creator | Pâmela Roberta da Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Evandro de Melo Catelão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91121 | - |
Descrição: dc.description | Considerando a gravidade dos problemas relacionados ao Bullying nas escolas e o importante papel que a instituição escolar exerce na vida dos estudantes, este trabalho tem como objetivo apresentar e trazer resultados de uma sequência didática (SD), elaborada com a utilização do radioconto no Programa de Residência Pedagógica. Nesse ínterim, o projeto visava agregar conhecimentos sobre esse gênero do discurso, bem como, despertar nos estudantes a leitura crítica e, sobretudo, motivar de forma didática, o desenvolvimento da consciência humana e a visão de uma sociedade sem violência. A proposta foi adequada ao planejamento anual da disciplina de Língua Portuguesa do 7º A, do Colégio Estadual do Paraná. Para tanto, utilizou-se como principais fundamentos teóricos a noção de SD apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) além de uma adaptação do esquema para uma SD de Cassany (1999) e da discussão sobre gêneros discursivos de Bakhtin (2003). A partir desses princípios, elaborou-se para a intervenção pedagógica uma proposta de retextualização do gênero conto para o gênero radioconto, com a finalidade de apresentar o processo de transformação do gênero escrito para outro predominantemente oral. A escolha dos textos para leitura obedeceu como parâmetro àqueles que especificamente abordavam o tema Bullying, para tanto, conduzimos os trabalhos de motivação e introdução do tema com os contos “A terra dos meninos pelados” de Graciliano Ramos, “Tentação” e “Felicidade Clandestina”, ambos de Clarisse Lispector. Resultados da aplicação mostraram, da primeira produção para as demais, uma melhora nos processos de escrita/oralidade no que se refere à planificação do texto, temática, parâmetros da situação discursiva (intenção, enunciação), textualização. É imperativo acreditar que o desenvolvimento de uma concepção crítica acerca do tema possibilitou ao estudante certa contribuição para a sua formação cidadã e a consciência de seus direitos e deveres enquanto parte de uma sociedade justa e igualitária. O projeto resultou em quatro histórias narradas para rádio e contou com a divulgação na página oficial do Colégio (CEP/PR). Posteriormente, foi divulgado na página da Secretaria de Educação (SEED/PR). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioconto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Criação de histórias em radioconto: um trabalho sobre o bullying entre alunos do 7º ano pelo Programa de Residência Pedagógica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: