Criação de histórias em radioconto: um trabalho sobre o bullying entre alunos do 7º ano pelo Programa de Residência Pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorMichele Cristina Brites-
Autor(es): dc.creatorPâmela Roberta da Luz-
Autor(es): dc.creatorEvandro de Melo Catelão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:35:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:35:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91121-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a gravidade dos problemas relacionados ao Bullying nas escolas e o importante papel que a instituição escolar exerce na vida dos estudantes, este trabalho tem como objetivo apresentar e trazer resultados de uma sequência didática (SD), elaborada com a utilização do radioconto no Programa de Residência Pedagógica. Nesse ínterim, o projeto visava agregar conhecimentos sobre esse gênero do discurso, bem como, despertar nos estudantes a leitura crítica e, sobretudo, motivar de forma didática, o desenvolvimento da consciência humana e a visão de uma sociedade sem violência. A proposta foi adequada ao planejamento anual da disciplina de Língua Portuguesa do 7º A, do Colégio Estadual do Paraná. Para tanto, utilizou-se como principais fundamentos teóricos a noção de SD apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) além de uma adaptação do esquema para uma SD de Cassany (1999) e da discussão sobre gêneros discursivos de Bakhtin (2003). A partir desses princípios, elaborou-se para a intervenção pedagógica uma proposta de retextualização do gênero conto para o gênero radioconto, com a finalidade de apresentar o processo de transformação do gênero escrito para outro predominantemente oral. A escolha dos textos para leitura obedeceu como parâmetro àqueles que especificamente abordavam o tema Bullying, para tanto, conduzimos os trabalhos de motivação e introdução do tema com os contos “A terra dos meninos pelados” de Graciliano Ramos, “Tentação” e “Felicidade Clandestina”, ambos de Clarisse Lispector. Resultados da aplicação mostraram, da primeira produção para as demais, uma melhora nos processos de escrita/oralidade no que se refere à planificação do texto, temática, parâmetros da situação discursiva (intenção, enunciação), textualização. É imperativo acreditar que o desenvolvimento de uma concepção crítica acerca do tema possibilitou ao estudante certa contribuição para a sua formação cidadã e a consciência de seus direitos e deveres enquanto parte de uma sociedade justa e igualitária. O projeto resultou em quatro histórias narradas para rádio e contou com a divulgação na página oficial do Colégio (CEP/PR). Posteriormente, foi divulgado na página da Secretaria de Educação (SEED/PR).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectConto-
Palavras-chave: dc.subjectRadioconto-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleCriação de histórias em radioconto: um trabalho sobre o bullying entre alunos do 7º ano pelo Programa de Residência Pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.