CONSTRUIR-SE PROFESSORA NA SUBVERSÃO DA RESPONSIVIDADE: A DIALOGICIDADE EM EVIDÊNCIA

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Autor(es): dc.creatorReasilva Alves da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91119-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho procura refletir sobre o que é ser professora, mediante recente bagagem e inúmeros questionamentos suscitados na participação como bolsistas da disciplina de Sociologia do Programa Institucional Residência Pedagógica (PRP), compartilhando vivências do processo de “tornar-se” professoras da rede pública estadual do Rio Grande do Sul (RS). O PRP foi implementado em 2018, fazendo parte da Política Nacional de Formação de Professores que tem por objetivo o fomento da formação prática nos cursos de licenciatura. Nessa perspectiva do fazer-acontecer da docência, o programa estimula a imersão pedagógica, ambientação e regência em classe no Ensino Médio aos graduandos das instituições de ensino superior, a datar da segunda parte do respectivo curso dos licenciandos. Assim, procuramos construir uma reflexão dialógica acerca dessas experiências relacionando com apanhado bibliográfico sobre o assunto. Ao fazermos um garimpo mental de nossas expectativas anteriores as vivências, é possível constatarmos o quanto a prática, seja ela docente, nos ensina a respondermos continuamente às condições adversas da escola pública, bem como, entender que o ensino e a aprendizagem da Sociologia propõe um espaço de reflexão das práticas dos jovens estudantes por meio de si, e na tentativa de através do outro compreender procedimentos que não fazem parte de suas realidades. Atuar em sala de aula de maneira a considerar a condição juvenil é estar a todo o momento em uma posição de construção e desconstrução do fazer profissional. Afora, é possível observarmos que ser professora está relacionado com a capacidade responsiva que nos exigem a todo o momento. Responsividade e dialogicidade, conceitos e práticas que permeiam a educação básica brasileira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação;Ensino de Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectResponsividade;Programa Residência Pedagógica.-
Título: dc.titleCONSTRUIR-SE PROFESSORA NA SUBVERSÃO DA RESPONSIVIDADE: A DIALOGICIDADE EM EVIDÊNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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