O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NA PERSPECTIVA CTS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID

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Autor(es): dc.creatorJulio de Souza Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:17:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:17:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91118-
Descrição: dc.descriptionCom as novas alterações do ensino médio, recentes debates emergem a respeito do ensino de Física, sua importância e legitimidade social frente aos avanços técnicos e científicos desenvolvidos em todo o mundo. Diante da vigente base curricular do Ensino Médio não é mais viável o estudo restrito de conteúdos isolados, o foco em áreas do conhecimento e a demanda por formação técnica e profissional exige dos professores de Física muito mais do que fórmulas e definições prontas. Nesse sentido a preferência pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), se revela particularmente mais adequado para os alunos formularem novos significados para o tema proposto, porque permite vincular conteúdos científicos a temas que sejam socialmente relevantes e que evidenciam o caráter prático e valorativo do conhecimento para os indivíduos, para a sociedade e para as mudanças globais no mundo contemporâneo. O presente trabalho teve como propósito desenvolver uma alternativa de ensino para o tema Física das Radiações por intermédio de uma abordagem integralizada, expressa por meio de uma sequência didática aplicada durante a vivência propiciada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, abrangendo elementos que expõem conhecimentos sociais, científicos e tecnológicos que fomentam o pensamento crítico e o exercício da cidadania. Para isso, houve a opção pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória definida como pesquisa ação, por privilegiar o contexto escolar, a integração com o PIBID e o envolvimento dos sujeitos de pesquisa. No decurso da elaboração da sequência didática, observou-se elevado potencial da perspectiva CTS para se trabalhar temas relacionados à Física Moderna e Contemporânea e a construção de práticas que possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da educação pública no país. Espera-se que os resultados a serem obtidos posteriormente a análise dos dados coletados pelo questionário situacional antes e depois da sequência didática revelem indícios de escolha metodológica adequada para aprendizagem e assimilação de conceitos físicos estudados e suas interrelações com o cotidiano da sociedade moderna.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física, Física das Radiações, CTS, PIBID, Novo Ensino Médio.-
Título: dc.titleO ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NA PERSPECTIVA CTS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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