
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Julio de Souza Leite | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91118 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91118 | - |
| Descrição: dc.description | Com as novas alterações do ensino médio, recentes debates emergem a respeito do ensino de Física, sua importância e legitimidade social frente aos avanços técnicos e científicos desenvolvidos em todo o mundo. Diante da vigente base curricular do Ensino Médio não é mais viável o estudo restrito de conteúdos isolados, o foco em áreas do conhecimento e a demanda por formação técnica e profissional exige dos professores de Física muito mais do que fórmulas e definições prontas. Nesse sentido a preferência pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), se revela particularmente mais adequado para os alunos formularem novos significados para o tema proposto, porque permite vincular conteúdos científicos a temas que sejam socialmente relevantes e que evidenciam o caráter prático e valorativo do conhecimento para os indivíduos, para a sociedade e para as mudanças globais no mundo contemporâneo. O presente trabalho teve como propósito desenvolver uma alternativa de ensino para o tema Física das Radiações por intermédio de uma abordagem integralizada, expressa por meio de uma sequência didática aplicada durante a vivência propiciada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, abrangendo elementos que expõem conhecimentos sociais, científicos e tecnológicos que fomentam o pensamento crítico e o exercício da cidadania. Para isso, houve a opção pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória definida como pesquisa ação, por privilegiar o contexto escolar, a integração com o PIBID e o envolvimento dos sujeitos de pesquisa. No decurso da elaboração da sequência didática, observou-se elevado potencial da perspectiva CTS para se trabalhar temas relacionados à Física Moderna e Contemporânea e a construção de práticas que possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da educação pública no país. Espera-se que os resultados a serem obtidos posteriormente a análise dos dados coletados pelo questionário situacional antes e depois da sequência didática revelem indícios de escolha metodológica adequada para aprendizagem e assimilação de conceitos físicos estudados e suas interrelações com o cotidiano da sociedade moderna. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física, Física das Radiações, CTS, PIBID, Novo Ensino Médio. | - |
| Título: dc.title | O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NA PERSPECTIVA CTS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: