Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Luciana Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Suidnicki | - |
Autor(es): dc.creator | Evandro Catelao | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91117 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91117 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é proveniente de uma proposta de intervenção no programa de Residência Pedagógica (Edital CAPES 06/2018) que teve como tema a leitura e escrita de fábulas, entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio público do Estado do Paraná. O objetivo desta proposta é trazer dados de aplicação no que diz respeito ao desenvolvimento dos processos de leitura e escrita (planificação, temática, situação discursiva, textualização/retextualização) no desenvolvimento das capacidades de narrar e de uso de linguagem poética no contexto escolar. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática embasada na proposta metodológica de Schneuwly, Dolz, Noverraz (2004), além dos elementos para uma sequência didática adaptados por Cassany (1999). Metodologicamente, de início, foi feita uma produção textual com a qual se avaliou os conhecimentos prévios dos alunos em torno do gênero mencionado. Em seguida, apoiou-se na leitura de fábulas de diferentes autores com abordagens específicas em cada módulo - como sugere Marcuschi (2008) -, um foi histórico, outro comparativo, entre outros. Todos os módulos tiveram embasamento em teóricos os quais possuem trabalhos em torno da fábula, como Portella (1983), Bagno (2006) e Silva (2017). Foi realizado entre os módulos uma outra produção textual a qual tinha como ponto de partida algumas morais, pré-determinadas no enunciado. E, ao final, uma retextualização do gênero, com a produção de uma carta. Os resultados da aplicação da proposta mostraram a compreensão dos processos de escrita e da finalidade discursiva das Fábulas. Nas produções, os alunos apresentaram resultados satisfatórios no que se refere a prática de “moralizar” um ato no momento de narrar, de maneira intencional e pensando em seu destinatário, por meio de representações alegóricas de suas personagens e a explicitação da moral ao final da história. Além disso, a atividade acrescentou aos alunos uma postura crítica em torno de produções literárias, tanto mais antigas quanto mais recentes, ou até mesmo em suas próprias produções. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fábula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Título: dc.title | DESFABULANDO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O GÊNERO FÁBULA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: