FICÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBRUNO SATO-
Autor(es): dc.creatorNOEMI SUTIL-
Autor(es): dc.creatorGILIANDRA WEISSHAAR-
Autor(es): dc.creatorEVANDRO PEREIRA-
Autor(es): dc.creatorGIANCARLO HOLOVATI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91116-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91116-
Descrição: dc.descriptionEntre os desafios educativos, destacam-se a integração entre áreas de conhecimento e o trabalho colaborativo entre docentes de campos disciplinares diversos. Nesse sentido, neste trabalho são apresentadas considerações sobre proposta educacional para abordagem de Ficção Científica na Educação Básica, em perspectiva interdisciplinar, envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A proposta agrega fundamentos de estudos das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Arte. As articulações entre CTSA e Arte são alocadas no escopo da Teoria do Agir Comunicativo, conforme Jürgen Habermas, associando os âmbitos formativos: objetivo, social, subjetivo e explicativo; em relação ao âmbito subjetivo são ressaltados aspectos de crítica estética associada à Arte. Proposições concernentes ao âmbito explicativo são vinculadas à Teoria da Aprendizagem Significativa, de acordo com David Ausubel e colaboradores. Nessa conjuntura foram desenvolvidos 10 conjuntos de atividades educacionais com estudantes de 2º ano de Ensino Médio e de 7º ano de Ensino Fundamental de colégio público em Curitiba, Paraná, em 2017. Nessas atividades houve destaque para as obras Frankenstein: ou o Moderno Prometeu de Mary Shelley e Vinte Mil Léguas Submarinas de Júlio Verne, com análise de literatura e experimentação. Na análise da proposta educacional foram apreciadas as relações estabelecidas pelos estudantes da Educação Básica. Nesse intuito foram constituídos dados por meio de: relatórios e gravações em áudio e vídeo das atividades educacionais; documentos produzidos pelos estudantes. Esses dados foram analisados conforme características e pressupostos de Análise de Conteúdo. As relações estabelecidas pelos estudantes expressaram alusão aos âmbitos formativos, indícios pertinentes à apropriação conceitual e linguística e problematização de CTSA e Arte. Destacam-se, ainda, nesse processo, possibilidades concernentes aos processos formativos docentes, envolvendo trabalho colaborativo e integração entre áreas de conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectFicção Científica-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectArte.-
Título: dc.titleFICÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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