
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | BRUNO SATO | - |
| Autor(es): dc.creator | NOEMI SUTIL | - |
| Autor(es): dc.creator | GILIANDRA WEISSHAAR | - |
| Autor(es): dc.creator | EVANDRO PEREIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | GIANCARLO HOLOVATI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91116 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91116 | - |
| Descrição: dc.description | Entre os desafios educativos, destacam-se a integração entre áreas de conhecimento e o trabalho colaborativo entre docentes de campos disciplinares diversos. Nesse sentido, neste trabalho são apresentadas considerações sobre proposta educacional para abordagem de Ficção Científica na Educação Básica, em perspectiva interdisciplinar, envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A proposta agrega fundamentos de estudos das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Arte. As articulações entre CTSA e Arte são alocadas no escopo da Teoria do Agir Comunicativo, conforme Jürgen Habermas, associando os âmbitos formativos: objetivo, social, subjetivo e explicativo; em relação ao âmbito subjetivo são ressaltados aspectos de crítica estética associada à Arte. Proposições concernentes ao âmbito explicativo são vinculadas à Teoria da Aprendizagem Significativa, de acordo com David Ausubel e colaboradores. Nessa conjuntura foram desenvolvidos 10 conjuntos de atividades educacionais com estudantes de 2º ano de Ensino Médio e de 7º ano de Ensino Fundamental de colégio público em Curitiba, Paraná, em 2017. Nessas atividades houve destaque para as obras Frankenstein: ou o Moderno Prometeu de Mary Shelley e Vinte Mil Léguas Submarinas de Júlio Verne, com análise de literatura e experimentação. Na análise da proposta educacional foram apreciadas as relações estabelecidas pelos estudantes da Educação Básica. Nesse intuito foram constituídos dados por meio de: relatórios e gravações em áudio e vídeo das atividades educacionais; documentos produzidos pelos estudantes. Esses dados foram analisados conforme características e pressupostos de Análise de Conteúdo. As relações estabelecidas pelos estudantes expressaram alusão aos âmbitos formativos, indícios pertinentes à apropriação conceitual e linguística e problematização de CTSA e Arte. Destacam-se, ainda, nesse processo, possibilidades concernentes aos processos formativos docentes, envolvendo trabalho colaborativo e integração entre áreas de conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CTSA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte. | - |
| Título: dc.title | FICÇÃO CIENTÍFICA, INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: