
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Giovanna Bianchini da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Bianca Menegotto Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Davi Cabral | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabiana Maraschin Klein | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Weber | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:49:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:49:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91114 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91114 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo trata dos projetos didáticos desenvolvidos por participantes do Programa Residência Pedagógica do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em escolas públicas localizadas nas cidades Porto Alegre e Canoas/RS, com a motivação de fortalecer o elo entre a academia e a escola básica, beneficiando a educação pública. A partir de pressupostos teóricos que orientam as aulas de línguas para uma perspectiva mais concreta e prática do que a tradicional, o objetivo dos projetos é abordar a leitura como prática social, em que os textos não serão apenas unidades fechadas ou presentes na sala de aula apenas como pretextos para análise gramatical, mas relacionados a discursos que circulam no meio social e que marcam várias possibilidades de leitura. Ainda tem-se o texto como unidade e objeto de ensino como já propunha Geraldi, entretanto a análise gramatical passa a ser substituída pela análise linguística que engloba tanto aspectos gramaticais do texto como aspectos externos que estão relacionados ao texto, analisando também seu sentido global. Os projetos visam relacionar a leitura e a escrita com as práticas sociais dos alunos em contexto público, e foram desenvolvidos através da criação e da execução de produtos finais relacionados com a realidade dos alunos e centrados no uso da língua. Apresenta-se, assim, o programa, as bases teóricas utilizadas para guiar os projetos, os contextos de atuação, os relatos de práticas pedagógicas, e por fim, as considerações finais incluindo aprendizados possibilitados pelo programa e pela CAPES. Os projetos desenvolvidos e em execução demonstram a importância da experiência da prática pedagógica ao longo da graduação, bem como a necessidade do diálogo entre escolas e cursos de formação de docentes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura, Escrita, Residência Pedagógica, Letras, Português, Inglês. | - |
| Título: dc.title | TEORIAS E PRÁTICAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: