Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Diego da Silva Apulinario | - |
Autor(es): dc.creator | Euler dos Santos Panzini | - |
Autor(es): dc.creator | Jacob Biziak | - |
Autor(es): dc.creator | Juliana Rossato Schareiner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91113 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91113 | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem sobre a linguagem proporciona ao educando um entendimento sobre a importância dessa e suas implicações nas relações, oportunidades e desafios cotidianos. Ainda, as experiências vivenciadas nas aulas de Língua Portuguesa, envolvendo a língua e suas variantes precisam possibilitar ao educando maior aprimoramento de sua prática social. Respaldados nos estudos e teorias de João Wanderley Geraldi, Marcos Bagno e Ricardo Bortoni sobre a importância de se trabalhar as variantes linguísticas, com foco na sociolinguística e o cotidiano da sala de aula, percebe-se a necessidade de debater sobre esse assunto tão pertinente no ambiente escolar. Diante disso, esse trabalho, seguindo a linha de pesquisa qualitativa, tem por objetivo apresentar reflexões referentes às atividades realizadas ao longo do projeto Pibid Português com alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Padre Ponciano José de Araújo, situado em Palmas- PR. As abordagens problematizam como o emprego das variantes linguísticas da Língua Portuguesa podem desmitificar os conceitos de certo ou errado e reduzir o preconceito linguístico promovendo uma maior inserção social destes alunos. Outrossim, por meio de produções escritas envolvendo o gênero relato, destacou-se a influência da língua na transformação social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variantes linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática social. | - |
Título: dc.title | As variantes linguísticas e o gênero relato, experiências paracontar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: