IMPLEMENTAÇÃO DO JOGO “BINGO GEOMÉTRICO” COM ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.creatorLuane Caroline Sabino-
Autor(es): dc.creatorCamila Araújo Varela-
Autor(es): dc.creatorJoniedrellen Sergio Arruda Moreira-
Autor(es): dc.creatorAdemir Pereira Junior-
Autor(es): dc.creatorMariana Moran Barroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91112-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo relata como se deu a implementação do jogo bingo geométrico, aplicado por alunos do subprojeto PIBID - Matemática, com o acompanhamento de um professor supervisor, em turmas do 7° ano do Ensino Fundamental, em um colégio parceiro do projeto, no município de Maringá/PR. O objetivo da implementação foi abordar o tema que os alunos estavam estudando (poliedros e corpos redondos) de uma maneira diferente e divertida, que ajudasse os alunos a entender melhor o conteúdo e aumentar o interesse pela matéria. O jogo foi confeccionado de acordo com os sólidos e suas planificações que já eram de conhecimento dos alunos. A ideia era, não só proporcionar a memória visual dos sólidos, como também proporcionar o conhecimento de suas partes, como a quantidade de vértices, faces e arestas. Os alunos foram dispostos em duplas para cooperarem e se ajudarem, proporcionando uma troca mútua de conhecimento. Como o assunto não é trivial e os desenhos 3D nas tabelas podem não ser tão simples de visualizar, utilizamos sólidos geométricos de plástico, que o professor supervisor disponibilizou para nosso uso, e os deixamos à disposição dos alunos para que estes pudessem ter acesso a este material. Constatou-se que, devido à esta implementação, pôde-se alcançar um nível de compreensão satisfatório por parte dos alunos do 7° ano, que se mostraram muito interessados no jogo e nos sólidos, e ao final, no relato que fizeram sobre a implementação, descreveram sobre os novos conhecimentos que adquiriram.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de Ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectSólidos Geométricos-
Título: dc.titleIMPLEMENTAÇÃO DO JOGO “BINGO GEOMÉTRICO” COM ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.