PRÁTICA DOCENTE: CURSO DE INFORMÁTICA PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DR. EDUARDO VIRMOND SUPLICY - EFMP DE FRANCISCO BELTRÃO - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarlos Oliveira-
Autor(es): dc.creatorDaiane Bach-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91110-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91110-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo apresenta uma prática docente dos residentes do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB) no ambiente educacional, onde ministraram uma Oficina de Introdução à Informática emcinco Módulos, contabilizando 10 horas-aula, para 26 alunos, no laboratório de informática do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy - EFMP, Francisco Beltrão. Como destaca Freire (1996), a reflexão crítica sobre a prática docente é imprescindível, a fim demelhorá-la, e assim é a proposta da disciplina onde foram organizadas as atividades. A proposta de atividade foi em acordo com os demais residentes de um subgrupo, orientadores do Projeto Residência Pedagógica e a preceptora do Colégio, tendo como público alvo os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, através de Atividades Obrigatórias regidas pelo projeto. As Atividades Obrigatórias tem como objetivo, desenvolver uma análise crítica reflexiva referente à prática escolar no ensino básico, confrontando os conteúdos discutidos na Universidade. No Módulo I, abordamos a história, evolução, principais autores na construção dos computadores e sua influência nos dias atuais, através de uma apresentação com o uso do Google Drive (slides). Dando continuidade a abordagem, foram apresentados conceitos pertinentes à obsolescência programada com exemplos. O Módulo II, apresentamos os conceitos de Hardware e Software e seus principais componentes encontrados em um computador, levamos peças físicas para melhor entendimento. No Módulo III, abordamos o tema “usuário no dia-a-dia”, janelas e abas, funções simples como: maximizar, minimizar e fechar menus, manipulação, compactação e descompactação de arquivos, pastas, etc. Por fim, exploramos o gerenciador de arquivos. O Módulo IV, inicia-se com a temática, segurança na internet, corrigindo o saberentre Hacker e Cracker. Apresentamos os principais riscos, como: vírus e phishing. Por fim, esclarecemos sobre motores de busca, sites confiáveis e não confiáveis. No Módulo V e último, abordamos a criação de e-mail (Google/gmail). Após a criação de alguns exemplos, apresentamos a importância de um armazenamento em nuveme sua diferença com o armazenamento físico. Os resultados obtidos foram satisfatórios para os discentes do curso de Licenciatura em Informática, uma vez que a experimentação da prática docente torna-se elemento chave para desenvolver o potencial, em vários âmbitos: conhecimento, didática, enfrentamento de situações técnicas, postura, domínio do conhecimento, segurança, entre outros. Destaca Saviani (1996) é a educação que determina os saberes que entram na formação do sujeito. A informática produz transformações nas formas de conhecer, aprender e viver, processos que precisam ser reconstruídos pelos professores no contexto ensino aprendizagem. A integração da sociedade com os avanços tecnológicos gera a demanda por profissionais da educação especializados em informática, capazes de transformar a prática docente e contribuir de modo efetivo para a incorporação de inovações pedagógicas promovendo dinamismo nas técnicas e métodos atualmente utilizados. Segundo Zabala (1995) os problemas presentes na prática pedagógica permitem questionamentos, ao mesmo tempo em que proporcionam os parâmetros para as decisões que devem ser tomadas. O protagonismo dos discentes busca produzir transformações nas formas de conhecer, aprender e viver, processos estes que precisam ser reconstruídos no contexto ensino aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência-
Palavras-chave: dc.subjectOficina-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino.-
Título: dc.titlePRÁTICA DOCENTE: CURSO DE INFORMÁTICA PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DR. EDUARDO VIRMOND SUPLICY - EFMP DE FRANCISCO BELTRÃO - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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