
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marina Serafim Gabriel | - |
| Autor(es): dc.creator | Vanessa da Silva Silveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Wagner Nunes Miguel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91108 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91108 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho relata a experiência dos bolsistas de iniciação à docência Marina Rita Serafim Gabriel e Wagner Nunes Miguel, juntamente com a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Vanessa da Silva Silveira, no desenvolvimento do conteúdo Dança em uma escola da rede municipal de Criciúma, em Santa Catarina. Objetivando expandir os conhecimentos dos alunos acerca do tema e visando diferenciar a relação que estes fazem sobre o que é e o que não é dança, as aulas tomaram como referência a tese de Carolina Picchetti Nascimento (2014), “A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal”. A escolha do tema a ser tratado nas aulas decorreu da necessidade de abordar a dança no cenário da festa junina, mais especificamente, teorizá-la. Portanto, para que este tema não ficasse sem contexto e sem entendimento, se aprofundou com os estudantes alguns gêneros musicais e diferentes tipos de danças, para que compreendessem o que é dança, a partir das suas relações essenciais: processo de composição e decomposição das ações corporais na sua relação com uma determinada intenção comunicativa. (Nascimento, 2014). Conforme nossa experiência profissional e enquanto estudantes, a dança sempre foi tratada como ‘ensaio’ da festa junina. Decorrente desse cenário emerge o problema de nosso relato: seria possível ensinar de forma teórica o conteúdo dança na escola? Dito problema foi o que orientou a organização do ensino nas aulas, sempre na busca de um ensino teórico da dança, a partir das suas relações essenciais. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência qualitativamente diferente no ensino da dança escolar. Os resultados obtidos com esta experiência foram satisfatórios, pois observamos que os alunos aprenderam o conteúdo a medida em que respondiam de forma qualificada às indagações feitas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | dança, ensino, Educação Física, relações essenciais. | - |
| Título: dc.title | A DANÇA E SEU TRATO TEÓRICO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: