Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Beatriz Sebastião | - |
Autor(es): dc.creator | Larissa Frol | - |
Autor(es): dc.creator | Savana Alfredo | - |
Autor(es): dc.creator | Joesia da Silva Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Mainara Cascaes | - |
Autor(es): dc.creator | Giana Remus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91107 | - |
Descrição: dc.description | O Programa de Residência Pedagógica é uma forma de integrar o graduando de licenciatura dentro da comunidade escolar, vivenciando ativamente o processo de docência, desenvolvendo habilidades e completando sua formação acadêmica com a prática. A presente experiência está sendo desenvolvida na Escola de Ensino Básico Natalio Vassoler, situada no munícipio de Forquilhinha, Santa Catarina, uma escola estadual, com grande estrutura, mas que apresenta recursos pedagógicos escassos para os docentes. Durante a formação acadêmica em licenciatura os graduandos aproximam-se de diversos autores e teorias pedagógicas que moldam o pensamento individual de cada futuro professor, porém quando introduzidos no meio escolar, esses professores acabam tendo que lidar com situações e vivências totalmente diferentes e inesperadas. O programa de Residência Pedagógica introduz esses futuros professores na comunidade escolar, para que consigam aprender, aliando a teoria e a prática no exercício da docência, englobando muitos fatores, como planejamento anual, preparação de aulas semanais, correções de atividades, atualização de dados dos alunos no diário digital, compromisso com as notas, reuniões e ainda, interação com a equipe pedagógica e diretiva. Todas essas experiências são realizadas com o apoio e olhar do professor preceptor, que avalia cada residente de forma individual; dessa forma, constrói com o residente um aprendizado prático sobre a docência real. O programa conta também com encontros semanais juntamente com a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas e a professora preceptora que auxiliam os residentes fora do ambiente escolar, com objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas aos conteúdos, montagem de atividades, provas e trabalhos, planejamentos e entre outras atividades que são de grande importância para a formação dos residentes como futuros professores. Sobre os fatos mencionados acima, o Programa Residência Pedagógica é um meio de imersão e capacitação dos residentes no campo de atuação de sua formação, pois aproxima o graduando em licenciatura com a comunidade escolar, atrelando a teoria estudada e debatida ao longo da graduação à prática do dia-a-dia de uma escola, fazendo com que o futuro docente entenda a realidade escolar no decorrer do ano letivo, ou seja dos fatos que só podem ser desenvolvidos através da prática. Dessa forma, a experiência de atuação nos levará a construir um perfil profissional que esteja habitado na formação de cidadãos que atuem com ensino de qualidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de habilidades, formação de professores, Comunidade escolar | - |
Título: dc.title | Uma experiência docente através do Programa de Residência Pedagógica na Escola de Ensino Básico Natalio Vassoler, Forquilhinha, SC. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: