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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sandrieli Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Luiza Brunetto | - |
| Autor(es): dc.creator | Tainá dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Marina Celant de Prá | - |
| Autor(es): dc.creator | Nédia de Castilhos Ghisi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91105 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91105 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo Este trabalho objetiva sensibilizar e instruir estudantes do Ensino Fundamental a reutilizar resíduos orgânicos gerados em suas residências, visando o ensino interdisciplinar de Ciências e a conscientização sobre o descarte incorreto de resíduos orgânicos. Os resíduos orgânicos se descartados no lixo domiciliar, são destinados a aterros sanitários e se tornam prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana, pois produzem gás metano, um dos vilões do aquecimento global, e o chorume, um líquido que se torna tóxico e contaminante da água se alcançar os lençóis freáticos. A metodologia consiste no desenvolvimento de Composteiras, especificamente, de Vermicomposteira, técnica que conta com o auxílio de uma espécie de minhoca que apresenta vantagens no processo de decomposição, além de possibilitar ao professor de Ciências trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos, e com outras disciplinas, tornando o processo de ensino aprendizagem mais produtivo e interessante. Introdução A geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil, vem aumentando a cada ano. De acordo com o Panorama da ABRELPE (2017), o valor total gerado em 2017 chegou a 78,4 milhões de toneladas, apresentando aumento de 0,48% com relação ao ano anterior, chegando a gerar 214.868 toneladas diárias. Os resíduos orgânicos, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, correspondem a metade dos RSU gerados no país, ou seja, 50%. Esses resíduos, quando não são separados dos demais, são destinados aos aterros sanitários, onde causam a diminuição da vida útil desses locais (2017, p. 15). Neste contexto, há quem pense que fazer a separação adequada de seu lixo doméstico não resultará numa melhora significante da vida útil dos aterros sanitários. Mas sim, precisa-se mostrar que, se cada pessoa se conscientizar de suas próprias ações e optar por separar o lixo corretamente, grandes mudanças certamente serão notadas. Desta forma, é possível instruir estudantes e sensibilizá-los através da metodologia apresentada, a fim de apresentar uma técnica alternativa para a reutilização dos resíduos orgânicos e recicláveis de forma sustentável. Como resultado do processo, obtém-se um bioproduto extremamente nutritivo, que é benéfico às plantas, ou seja, pode ser usado em hortas e jardins de escolas e residências, para a produção de hortaliças, plantas ornamentais e alimentícias. Ao realizar o reaproveitamento dos resíduos orgânicos, contribui-se com o aumento da vida útil dos aterros sanitários, diminuindo o impacto ambiental causado por esses locais, visto que há ocorre a diminuição da produção do gás metano e do chorume, os quais são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. Metodologia A metodologia consiste em três atividades, as quais contam com um folheto educativo e um vídeo explicativo como materiais de apoio. A atividade 1, visa instigar os alunos sobre o que são os resíduos orgânicos e evidenciar que estes podem ser reutilizados e possuem grande importância para o meio ambiente. O professor deve explicar que ao receber o tratamento correto, este resíduo se tornará um adubo rico em nutrientes. Propõe-se levar os alunos ao pátio da escola, para que possam analisar se o lixo produzido está sendo separado corretamente, já ensinando a forma certa de separar. Na atividade 2, deve-se explicar o que é a Vermicompostagem e a função das minhocas californianas, para que os alunos aprendam sobre a técnica, que possibilita ver a transformação do resíduo orgânico em adubo e entendam a importância dos produtos finais da Vermicompostagem: o húmus de minhoca e o chorume. O húmus, é um os melhores adubos para o solo e crescimento das plantas, já o chorume, se trata de um líquido rico em nutrientes que pode ser diluído à água e utilizado como adubo foliar e para o solo, através da irrigação. Após os alunos compreenderem o que é a Vermicompostagem, estes irão montar uma vermicomposteira na atividade 3. Para isso, será necessário os seguintes materiais: 3 potes iguais com tampa; pregos; martelo; tesoura; torneira (opcional); tubo de cola quente ou fita adesiva para vedar os potes; 15 Minhocas Californianas; matéria seca (folhas e serragem); restos de alimentos em pedaços pequenos, material verde (erva de chimarrão e cascas de frutas/verduras) e casca de ovo triturada. Em seguida, é importante que o professor auxilie na montagem e explique a importância e função de cada um dos potes, que correspondem à duas caixas digestoras e uma coletora. Para maiores informações, acesse o vídeo presente no link: https://photos.google.com/share/AF1QipNUaodH79wIFsa5QXI0_JChrADj7gey78fI1HFLJge6x2ZO4-TO3WWS5IzPdZepbQ?key=WktPRl9kOVo0RWNaX1o3akdNRnFZekxvU01UZXFB. Resultados e discussões A legislação brasileira afirma, através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) no inciso V - artigo 36, que a introdução do serviço de compostagem é indispensável, da mesma maneira que a coleta seletiva e a destinação correta dos rejeitos, se tornando obrigação dos municípios promover esses serviços. Ainda, de acordo com o artigo 3°, incisos XIV e XV da PNRS, a compostagem pode ser considerada uma forma de reciclagem, assim os resíduos orgânicos não devem ser considerados nem tratados como rejeitos, sendo necessário promover ações para efetivar a reciclagem desses resíduos. A compostagem é um processo de oxidação biológica, que se dá pela ação de microrganismos que decompõe os materiais derivados destes resíduos sólidos orgânicos, liberando CO2 e H2O. No entanto, existem pesquisadores que alegam que a compostagem acontece através de processos de decomposição anaeróbia e aeróbia, com a predominância dos processos aeróbios (CERRI et. al., 2008). Já a Vermicompostagem, é o termo utilizado para se referir a ação de minhocas sobre a matéria orgânica, através da microflora presente em seu trato intestinal (AMORIN et al., 2016), ou seja, a Vermicompostagem é um processo de decomposição aeróbico. Nesse, de acordo com Amorin et al. (2016), as minhocas se alimentam da matéria orgânica e geram um bioproduto, chamado de matéria orgânica humificada, também dão origem ao produto denominado chorume, ambos podem ser utilizados no cultivo de plantas, como fertilizantes e para vitalizar solos. De maneira mais vantajosa, nesse processo as minhocas realizam a conversão da matéria orgânica em húmus de forma mais rápida, pois aceleram a estabilização da matéria orgânica e produzem um composto com menor relação Carbono e Nitrogênio, além de aumentar a capacidade de retenção de cátions e de acrescer a quantidade de substâncias húmicas (ALBANELL et al., 1988). Com relação ao vermicomposto ou húmus de minhoca, esse apresenta maiores concentrações de matéria orgânica quando comparado ao composto obtido através do método tradicional (Compostagem), bem como a capacidade de assimilação dos nutrientes é muito maior, estando disponíveis para o uso por até 45 dias (RICCI, 1996). Durante a realização das atividades, o professor de Ciências pode trabalhar a interdisciplinaridade abrangendo diversos conteúdos de maneira científica. A seguir, sugerimos a abordagem de alguns conteúdos de Ciências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017), essa abordagem tendem a tornar o desenvolvimento da disciplina e o ensino mais rico e interessante. Nota-se a importância de abordar, no decorrer das atividades, assuntos que permeiam o tema “lixo” e seus possíveis destinos, entre eles a reciclagem e sustentabilidade, os aterros sanitários e os lixões. Além disso, incluir discussões sobre a saúde pública, pois sabe-se que o lixo atrai vetores de doenças, tais como os ratos, baratas, mosquitos, etc. Para tornar a confecção das pequenas Vermicomposteiras mais atrativa e dinamizada, foi desenvolvido um vídeo demonstrativo sobre a montagem das mesmas. Neste, é possível acompanhar passo a passo da construção do material, sendo explicada as funções de cada uma das caixas das Vermicomposteiras. Faz-se necessário ressaltar que o vídeo é de autoria própria das acadêmicas, sendo produzido única e exclusivamente para a aplicação da metodologia proposta. Ao realizar as atividades para desenvolver Composteiras com a utilização de resíduos orgânicos, o professor de Ciências pode ensinar de maneira interdisciplinar, através de uma metodologia diferente. Percebe-se que, durante o desenvolvimento das atividades, torna-se possível trabalhar diversos conteúdos das áreas da Ciência, os quais estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (2017) e nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica Ciências (2008). Alguns exemplos são: biodiversidade de seres vivos, microbiologia, zoologia, botânica, bioquímica, ecologia, o lixo e cuidados com o solo. Além destes, é possível trabalhar a educação ambiental e integrar conteúdos de outras disciplinas, tais como: artes, química, física, língua portuguesa e geografia. Tornando-se assim, uma metodologia muito interessante para o ensino interdisciplinar. Conclusões A utilização sustentável dos resíduos orgânicos por estudantes do Ensino Fundamental, através do desenvolvimento de Vermicomposteiras, tende a diminuir a quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterros sanitários. Dessa maneira, aumentando a vida útil desses locais, bem como a utilização do bioproduto gerado na Compostagem como adubo no cultivo de hortaliças, plantas ornamentais e alimentícias. Ainda, essa metodologia possibilita ao professor de Ciências realizar a abordagem de diversos conteúdos de uma forma diferente do que geralmente é trabalhado no dia a dia em sala de aula, assim, os estudantes podem relacionar a teoria com a prática, considerando que irão participar ativa e diretamente do desenvolvimento das atividades. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reutilização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resíduos Orgânicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vermicompostagem. | - |
| Título: dc.title | UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DO LIXO ORGÂNICO DOMICILIAR: DESENVOLVIMENTO DE COMPOSTEIRAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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