Legalização ou não das drogas, a questão do aborto e o armamento da população: por que uma abordagem sociológica? Um relato de experiência da oficina o Estado e Eu em um colégio estadual de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEloisa Pissaia-
Autor(es): dc.creatorAna Vaz dos Santos-
Autor(es): dc.creatorEmanuel da Silva-
Autor(es): dc.creatorIsabela de Souza Gomes-
Autor(es): dc.creatorMarina Varella Rodrigues Zimmerman Stoiev-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:12:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:12:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91104-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91104-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo por meio de um relato de experiência, apresentar os resultados em que chegamos ao desenvolver uma oficina com o tema “O Estado e Eu” com alunos do primeiro ano do magistério do Colégio Estadual Paulo Leminski, colégio este onde são realizadas as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto PIBID - Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atividade justifica-se a partir da necessidade de inserir a sociologia na formação dos alunos do ensino médio de maneira que seja possível abranger além do conteúdo obrigatório, os interesses dos alunos em compreender as dinâmicas e o funcionamento de relações sociais presentes na relação do indivíduo com o Estado. Desenvolvido o tema da oficina, foram divididas em quatro aulas, sendo que em cada uma era abordado um tema principal e por meio de autores clássicos e contemporâneos da sociologia inseriu-se a discussão sobre a relação entre o tema. O primeiro encontro foi um encontro introdutório familiarizando os estudantes com os autores clássicos da sociologia - Marx, Durkheim e Weber - e como esses autores teorizaram acerca do Estado. Os três encontros seguintes tiveram como subtema “O Estado e o corpo”, “O Estado e a segurança” e “O Estado e as drogas” respectivamente. A metodologia utilizada foram aulas expositivas, debates, discussão de material audiovisual e atividades lúdicas. Ao final da oficina, o engajamento dos estudantes corroborou a importância dessa atividade para aprofundar temas e discussões que acabam muitas vezes não sendo viáveis em aulas convencionais. Os principais desafios encontrados foram (1) selecionar autores das ciências sociais e áreas afins, que já tivéssemos conhecimento,e que possibilitasse a abordagem do tema, e (2) a abordagem dos temas vistos como polêmicos no atual cenário brasileiro. Em relação aos resultados, foi possível reafirmar a Sociologia enquanto ciência e disciplina indispensável no currículo do ensino médio, pois foi possível através da explicitação de seus métodos contribuir para para um entendimento científico da questão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmicas sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Título: dc.titleLegalização ou não das drogas, a questão do aborto e o armamento da população: por que uma abordagem sociológica? Um relato de experiência da oficina o Estado e Eu em um colégio estadual de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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