
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Eloisa Pissaia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Vaz dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Emanuel da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Isabela de Souza Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Marina Varella Rodrigues Zimmerman Stoiev | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91104 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91104 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo por meio de um relato de experiência, apresentar os resultados em que chegamos ao desenvolver uma oficina com o tema “O Estado e Eu” com alunos do primeiro ano do magistério do Colégio Estadual Paulo Leminski, colégio este onde são realizadas as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto PIBID - Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atividade justifica-se a partir da necessidade de inserir a sociologia na formação dos alunos do ensino médio de maneira que seja possível abranger além do conteúdo obrigatório, os interesses dos alunos em compreender as dinâmicas e o funcionamento de relações sociais presentes na relação do indivíduo com o Estado. Desenvolvido o tema da oficina, foram divididas em quatro aulas, sendo que em cada uma era abordado um tema principal e por meio de autores clássicos e contemporâneos da sociologia inseriu-se a discussão sobre a relação entre o tema. O primeiro encontro foi um encontro introdutório familiarizando os estudantes com os autores clássicos da sociologia - Marx, Durkheim e Weber - e como esses autores teorizaram acerca do Estado. Os três encontros seguintes tiveram como subtema “O Estado e o corpo”, “O Estado e a segurança” e “O Estado e as drogas” respectivamente. A metodologia utilizada foram aulas expositivas, debates, discussão de material audiovisual e atividades lúdicas. Ao final da oficina, o engajamento dos estudantes corroborou a importância dessa atividade para aprofundar temas e discussões que acabam muitas vezes não sendo viáveis em aulas convencionais. Os principais desafios encontrados foram (1) selecionar autores das ciências sociais e áreas afins, que já tivéssemos conhecimento,e que possibilitasse a abordagem do tema, e (2) a abordagem dos temas vistos como polêmicos no atual cenário brasileiro. Em relação aos resultados, foi possível reafirmar a Sociologia enquanto ciência e disciplina indispensável no currículo do ensino médio, pois foi possível através da explicitação de seus métodos contribuir para para um entendimento científico da questão. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dinâmicas sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estado | - |
| Título: dc.title | Legalização ou não das drogas, a questão do aborto e o armamento da população: por que uma abordagem sociológica? Um relato de experiência da oficina o Estado e Eu em um colégio estadual de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: