
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Milena Caregnato | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberta Guimarães | - |
| Autor(es): dc.creator | Cassiano Possel Greter | - |
| Autor(es): dc.creator | Damabiah Skunieczny | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91102 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91102 | - |
| Descrição: dc.description | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal propósito apresentar a sala de aula e o ambiente escolar aos alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura, possibilitando aos então pibidianos, o começo de suas experiências na vida docente. O programa como um todo é pensado a fim de contribuir com a formação e crescimento profissional dos acadêmicos, aliando teoria e prática e, principalmente, aproximando a academia das unidades escolares participantes do projeto. Partindo desta perspectiva, o presente artigo caracteriza-se como um relato das experiências vividas e das atividades promovidas pelos pibidianos do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, dentro e fora da Escola de Ensino Básico Saad Antônio Sarquis, localizada no município de Chapecó (SC), de agosto de 2018 até o presente momento. Inicialmente, comenta-se acerca do processo de implementação do PIBID na UFFS no ano de 2018, no que diz respeito, especificamente, ao subprojeto de História do núcleo de Chapecó. Seguindo, discorre-se sobre a história, a organização e o modo como o corpo escolar da EEB Saad Sarquis recepcionou e adaptou-se a inserção dos pibidianos em sua rotina. Posterior a isso, é o momento em que será feito os relatos das atividades realizadas durante o projeto. Para corporificar tais relatos, têm-se como fontes e referências os diários de bordo dos pibidianos, bem como o Projeto Político Pedagógico da escola e publicações acadêmicas que abordam a temática educacional e evidenciam a importância do programa tanto para a iniciação à docência e formação dos licenciados, quanto para a dinamização da comunidade escolar. Dentre os autores citados no texto, pode-se dar ênfase aos historiadores Fernando Vojniak e Everton Bandeira Martins, ambos docentes do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Concluindo o presente texto, é então relatado as atividades fora da espaço físico escolar, onde cabe citar como exemplo, as palestras de formação e reuniões ocasionadas nas dependências da universidade. Refletindo acerca dos relatos dos pibidianos e de todas as experiências vivenciadas durante os dois semestres de atividades até então realizadas pelo programa, conclui-se que a participação nesse projeto foi e continua sendo de muita valia no que diz respeito a interação entre a universidade e as escolas e, principalmente, a valorização da formação docente, uma vez que possibilita a união de teoria e prática no desenvolver das atividades didático-pedagógicas pensadas a fim de promover uma melhoria das práticas dentro da escola e para a comunidade escolar como um todo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores. | - |
| Título: dc.title | PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS ENTRE O CURSO DE HISTÓRIA (UFFS/CHAPECÓ) E A EEB SAAD ANTÔNIO SARQUIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: