A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A COTUTELA NO PIBID DA UFPEL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBruna Vieira-
Autor(es): dc.creatorIngrid de Ávila-
Autor(es): dc.creatorJullyne Kosbi-
Autor(es): dc.creatorMatheus Rufino-
Autor(es): dc.creatorFábio Sangiogo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:18:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:18:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91095-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91095-
Descrição: dc.descriptionNo cenário de relatos, de pesquisas e de políticas públicas que defendem a importância e o incentivo da formação docente, existe o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que tem como principais objetivos a iniciação à docência, promover a integração entre educação superior e educação básica das escolas municipais e estaduais, incentivando a formação do professor em um nível superior com finalidade de contribuir para a valorização do magistério. Neste contexto, este texto tem o objetivo de apresentar a experiência adquirida através da cotutela por pibidianos que se estão no início de sua formação, e graduandos que encontra-se em meados do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas, a qual consiste na participação direta do licenciando no contexto de turmas de ensino médio, no caso, em aulas de Química dos professores supervisores (PASTORIZA, et al, 2017). A metodologia de acompanhamento envolve o uso de diário de bordo, com registros detalhados de experiências pessoais do dia a dia escolar em cada turma e da contribuição dessa vivência à formação docente. A cotutela possibilita experienciar a docência, haja vista que os licenciandos têm oportunidade de (re)conhecer o contexto escolar, de modo que os mesmos se coloquem como professores em turmas e aulas de Química da Educação Básica. Possibilitando, a iniciação à docência: ao acompanhar turmas; interagir e auxiliar estudantes, inclusive alunos com necessidades especiais; ter sensações e práticas únicas, obter uma visualização de uma visão diferente de como os estudantes se comportam em sala de aula, principalmente por ser uma primeira experiência como professor em formação. Conclui-se que a cotutela possibilita uma experiência rica à formação docente inicial, especialmente, por permitir o contato e a reflexão com e sobre a realidade escolar, com turmas, estudantes, os processos de ensino e de aprendizagem e toda a dinamicidade que constitui a escola e a relação professor-estudantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCotutela-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio.-
Título: dc.titleA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A COTUTELA NO PIBID DA UFPEL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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