
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruna Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Ingrid de Ávila | - |
| Autor(es): dc.creator | Jullyne Kosbi | - |
| Autor(es): dc.creator | Matheus Rufino | - |
| Autor(es): dc.creator | Fábio Sangiogo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91095 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91095 | - |
| Descrição: dc.description | No cenário de relatos, de pesquisas e de políticas públicas que defendem a importância e o incentivo da formação docente, existe o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que tem como principais objetivos a iniciação à docência, promover a integração entre educação superior e educação básica das escolas municipais e estaduais, incentivando a formação do professor em um nível superior com finalidade de contribuir para a valorização do magistério. Neste contexto, este texto tem o objetivo de apresentar a experiência adquirida através da cotutela por pibidianos que se estão no início de sua formação, e graduandos que encontra-se em meados do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas, a qual consiste na participação direta do licenciando no contexto de turmas de ensino médio, no caso, em aulas de Química dos professores supervisores (PASTORIZA, et al, 2017). A metodologia de acompanhamento envolve o uso de diário de bordo, com registros detalhados de experiências pessoais do dia a dia escolar em cada turma e da contribuição dessa vivência à formação docente. A cotutela possibilita experienciar a docência, haja vista que os licenciandos têm oportunidade de (re)conhecer o contexto escolar, de modo que os mesmos se coloquem como professores em turmas e aulas de Química da Educação Básica. Possibilitando, a iniciação à docência: ao acompanhar turmas; interagir e auxiliar estudantes, inclusive alunos com necessidades especiais; ter sensações e práticas únicas, obter uma visualização de uma visão diferente de como os estudantes se comportam em sala de aula, principalmente por ser uma primeira experiência como professor em formação. Conclui-se que a cotutela possibilita uma experiência rica à formação docente inicial, especialmente, por permitir o contato e a reflexão com e sobre a realidade escolar, com turmas, estudantes, os processos de ensino e de aprendizagem e toda a dinamicidade que constitui a escola e a relação professor-estudantes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotutela | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio. | - |
| Título: dc.title | A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A COTUTELA NO PIBID DA UFPEL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: