FICÇÃO E CIÊNCIA HISTÓRICA EM SALA DE AULA: O VALOR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPatrícia Amélia Palharin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:46:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:46:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91094-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91094-
Descrição: dc.descriptionEste artigo pretende refletir sobre o uso da contação de histórias como um elemento facilitador no processo de ensino/aprendizagem de História, sobretudo em turmas heterogêneas tais como a do 6º ano da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro (Florianópolis, SC), que foi observada durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A partir dessa vivência em sala de aula, foi possível perceber o quanto o uso de múltiplas linguagens, tais como música, poesia, filmes e especialmente, a contação de histórias, é importante para que os/as estudantes possam pensar historicamente sobre aquilo que aprendem, fazendo conexões entre o seu presente e o passado, afinal o ensino/aprendizado de História não se dá exclusivamente pela leitura/escrita de textos. Também se aprende/ensina História sentindo, refletindo, perguntando, interagindo e/ou emocionando, e tais aspectos podem ser instigados a partir da contação de histórias. O ato de narrar é uma modalidade de expressar a História que não pode ser deixada de lado na sala de aula, pois é por meio dela que os/as estudantes podem desenvolver sua imaginação e acessar conhecimentos que não se encontram facilmente em textos escritos disponibilizados nos materiais didáticos. A contação de histórias, portanto apresenta-se como uma ótima ferramenta para ser utilizada em sala de aula, uma vez que pode ser acessada por todos, e dá àqueles que apresentam dificuldades com a escrita e a leitura, a possibilidade de compartilharem os conhecimentos que estão sendo mobilizados pelo (a) professor (a). Utilizaremos como aporte teórico para as nossas análises, as reflexões sobre o tema propostas pela historiadora Circe Maria Fernandes Bittencourt e pelo pedagogo Jorge Larrosa Bondía.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa histórica, ensino de história, contação de história, didática da história.-
Título: dc.titleFICÇÃO E CIÊNCIA HISTÓRICA EM SALA DE AULA: O VALOR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.