
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Amanda de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Victor Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | João Silveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91093 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91093 | - |
| Descrição: dc.description | Eixo:Pibid e Residência Pedagógica: Práticas como componente Curricular e Estágio A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO (RS) SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA Amanda T. de Lima1, João B. B. Silveira1, Victor P. Gonçalves1, 1. Estudante de Licenciatura em Matemática, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - RS) ResumoAs constantes queixas de estudantes sobre o ensino de matemática desmotiva tanto alunos a continuarem aprendendo quanto alguns professores a aderirem à novas metodologias. Enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi desenvolvido uma pesquisa que tem como objetivo extrair dados sobre a opinião dos alunos de uma escola estadual da cidade de São Leopoldo (RS) sobre o seu próprio desempenho, quais métodos seriam ideais para melhorar seu aprendizado e entender melhor a visão dos alunos com relação à matemática e como ela é abordada na escola. Além disso, buscou-se também detectar formas de melhorar o desenvolvimento e aumentar o interesse dos estudantes, conforme suas necessidades e opiniões. Com as respostas obtidas, formulou-se uma base de dados para análise de resultados. Nos resultados foi constatado que a grande maioria dos alunos que apresentam insatisfações na metodologia atual, sugerem que as aulas sejam mais lúdicas e dinâmicas. Palavras-chave: Pibid; Estudantes; Pesquisa.Introdução Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Pibid é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de licenciatura em escolas da rede pública. O principal objetivo do programa é que os participantes tenham uma experiência desde cedo sobre como é lecionar. Os integrantes do grupo são bolsistas do Pibid desde agosto de 2018 em uma escola estadual situada no centro de São Leopoldo (RS). O desempenho de alunos de escolas públicas vem piorando nos últimos anos, principalmente em matemática. Um estudo realizado em 2015 pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) mostrou que cerca de 70% dos alunos brasileiros de 15 a 16 anos não alcançam o nível básico de proficiência em matemática. Em diversos momentos, enquanto bolsistas do Pibid, deparou-se com situações que apenas nos comprovaram ainda mais que, hoje, os estudantes do ensino fundamental e médio não possuem conhecimentos básicos da disciplina. Em um primeiro momento, realizou-se uma pesquisa com os alunos da escola em questão para saber a opinião deles sobre o seu próprio desempenho na disciplina de matemática, e quais métodos poderiam sugerir para melhorar seu aprendizado. A pesquisa teve como objetivo, também, analisar meios para melhorar o desempenho dos alunos e proporcionar a eles uma melhor abordagem partindo de seus professores, além de fazê-los ter mais interesse pela matemática. Após a realização da pesquisa, iniciou-se então a elaboração de atividades que levavam em consideração os resultados que havíamos obtido. Com a aplicação dessas atividades, temos o objetivo de proporcionar aos alunos maneiras mais lúdicas de aprender e fixar os conteúdos passados pela professora. Futuramente pretendemos dar continuidade na elaboração e aplicação destas práticas mais lúdicas. Metodologia Para a realização deste trabalho, após análise dos objetivos, elaborou-se um questionário. O questionário foi respondido de forma anônima e voluntária pelos alunos, portanto deixou-se claro que estes não eram obrigados a responder todas as perguntas. As questões propostas foram as seguintes: “1) Qual sua disciplina preferida?”; “2) Gosta de matemática? Sim ou não.”; “2.1) Se sim, por quê?”; “2.2) Se não, por quê?”; “3) Como você acha que as aulas de matemática poderiam ser mais interessantes?” Se aplicou o questionário na forma impressa, entregue nas turmas na qual o professor titular das mesmas autorizou a aplicação da pesquisa, já que esta aconteceu em horário de aula. Neste primeiro momento, obteve-se cerca de 130 respostas ao formulário, e os participantes foram estudantes do Ensino Médio e do Ensino Médio Normal, o antigo Magistério. As respostas foram, a seguir, organizadas em uma planilha no programa Microsoft Excel, onde foi possível fazer as análises pretendidas utilizando recursos do programa. Na pergunta número 3, que era dissertativa, obteve-se uma grande variedade de argumentos e relatos, no entanto, posteriormente, tentou-se classificar as respostas dos alunos de modo que demonstrasse a opinião ou sentimento que os mesmos quiseram passar. As categorias estabelecidas foram as seguintes: Satisfação; “brincadeiras”; mudança da explicação; sem solução; “não sei”; outros; e não respondeu à pergunta. Resultados e Discussão Ao final da realização da pesquisa, obteve-se cerca de 130 respostas para cada questão. Para a verificação destes dados, utilizou-se o software Excel. Os resultados estão assim dispostos abaixo: Em relação a pergunta de número 1, a resposta que mais ocorreu nesta coleta de dados, foi de que a disciplina preferida é a de matemática, com cerca de 16,5%; em seguida aparece a opção dos estudantes que não responderam esta questão, com aproximadamente 14% das respostas coletadas; logo após vem a matéria de língua portuguesa, com cerca de 13,5%. O restante da porcentagem refere-se às demais disciplinas trabalhadas na escola, que não obtiveram grandes resultados individualmente. A pergunta de número 2 tinha como objetivo saber se os estudantes gostavam ou não de matemática, e os motivos de sua resposta. Percebeu-se que aproximadamente 68,5% dos educandos entrevistados tinham afeição por a referida disciplina, com o motivo mais frequente de que gostavam da forma como o professor(a) explicava. Enquanto que 31,5% dos alunos responderam que não gostavam de matemática, e a principal razão por esta resposta é por terem dificuldade com a matéria. Já a questão de número 3 era mais dissertativa, e com isso obteve-se diversas respostas que foram agrupadas de acordo com as suas semelhanças, conforme citado anteriormente. “Mudança na explicação” foi a opção que alcançou um maior número de aparições, com 57 respostas; logo após vem os alunos que apresentam satisfação na maneira como as aulas de matemática são conduzidas atualmente, com 26 ocorrências; em seguida vem os educandos que não responderam e os que desejam mais “brincadeiras”, ou seja, aulas mais lúdicas, com 15 e 14 aparições respectivamente. As classificações “não sei”, “sem solução” e “outros”, não obtiveram um grande número de respostas, somando juntas 17 ocorrências. ConclusõesLevando em consideração os resultados apresentados acima, pode-se concluir que grande parte dos alunos entrevistados possuem uma afeição pela matemática, mesmo tendo dificuldades no aprendizado da disciplina. Além disso, segundo a maioria dos alunos que participaram da pesquisa, uma forma de deixar as aulas da matéria em questão mais interessantes, seria com uma mudança na forma em que os professores explicam os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os alunos, gostando ou não de matemática, sugeriram que houvesse mais atividades lúdicas em sala de aula envolvendo a disciplina, e também que fosse mostrado mais as aplicações práticas dos conteúdos que eles veem na escola. Por mais que seja de senso comum que a matemática é uma disciplina que os alunos não gostam e tem dificuldade de aprendizado, a partir da pesquisa realizada foi possível constatar que eles ainda tem afeição pela disciplina. Talvez a contradição observada se deva às antigas metodologias que os professores aplicam em sala de aula. Com o avanço da tecnologia e a mudança do estilo de vida dos jovens, é necessário que a sala de aula atenda à essa nova geração e evolua juntamente com aqueles que a ocupam. Com a pesquisa realizada pode-se perceber que trazer o lúdico para a sala de aula, independente da idade dos alunos, é o caminho para o melhor desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Referências bibliográficasPUBLICATIONS. PROGRAMME FOR INTERNATIOINAL STUDENT ASSESSMENT. Disponível em: <http://www.oecd.org/pisa/publications/> Acesso em jul/2019.PIBID - APRESENTAÇÃO. MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid> Acesso em jul/2019. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pibid | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
| Título: dc.title | A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO (RS) SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: