PROPOSTA METODOLÓGICA NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NO SISTEMA ÓSSEO HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLuana Martinelli-
Autor(es): dc.creatorBruna Planinscheck-
Autor(es): dc.creatorDaniele Martins Machado-
Autor(es): dc.creatorMarcelo Monteiro-
Autor(es): dc.creatorSandra Sabedot Bordin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91090-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91090-
Descrição: dc.descriptionO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos envolvidos o contato com a realidade escolar e suas complexidades, oportunizando um processo enriquecedor para a formação de futuros professores. Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar como o conhecimento anatômico científico do sistema ósseo humano pode ser facilmente compreendido através de uma transposição aula expositiva-dialogada e prática. Com o intuito de facilitar a construção do conhecimento sobre o conteúdo sistema ósseo, de forma que os alunos interajam no processo de ensino aprendizagem, considerando seus conhecimentos prévios, a atividade foi desenvolvida. Foi realizada uma aula expositiva-dialogada, utilizando-se um modelo anatômico, em tamanho real, de um esqueleto humano. Após, os alunos utilizaram uma folha A3 com imagens dos ossos para fazerem a montagem de um esqueleto. No total, 41 estudantes da Escola de Educação Básica Zélia Scharf de Chapecó, Santa Catarina, participaram da atividade. As observações e a atividade avaliativa oral demonstraram a participação ativa e uma boa aceitação/interesse dos estudantes com relação ao conteúdo das atividades práticas. A metodologia adotada possibilitou condições para que os bolsistas, e futuros professores, desenvolvam habilidades, atitudes e valores para o exercício profissional docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas-
Palavras-chave: dc.subjectModelo anatômico-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução do conhecimento;-
Título: dc.titlePROPOSTA METODOLÓGICA NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NO SISTEMA ÓSSEO HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.