
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Luana Martinelli | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruna Planinscheck | - |
| Autor(es): dc.creator | Daniele Martins Machado | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Sandra Sabedot Bordin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91090 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91090 | - |
| Descrição: dc.description | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos envolvidos o contato com a realidade escolar e suas complexidades, oportunizando um processo enriquecedor para a formação de futuros professores. Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar como o conhecimento anatômico científico do sistema ósseo humano pode ser facilmente compreendido através de uma transposição aula expositiva-dialogada e prática. Com o intuito de facilitar a construção do conhecimento sobre o conteúdo sistema ósseo, de forma que os alunos interajam no processo de ensino aprendizagem, considerando seus conhecimentos prévios, a atividade foi desenvolvida. Foi realizada uma aula expositiva-dialogada, utilizando-se um modelo anatômico, em tamanho real, de um esqueleto humano. Após, os alunos utilizaram uma folha A3 com imagens dos ossos para fazerem a montagem de um esqueleto. No total, 41 estudantes da Escola de Educação Básica Zélia Scharf de Chapecó, Santa Catarina, participaram da atividade. As observações e a atividade avaliativa oral demonstraram a participação ativa e uma boa aceitação/interesse dos estudantes com relação ao conteúdo das atividades práticas. A metodologia adotada possibilitou condições para que os bolsistas, e futuros professores, desenvolvam habilidades, atitudes e valores para o exercício profissional docente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelo anatômico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção do conhecimento; | - |
| Título: dc.title | PROPOSTA METODOLÓGICA NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NO SISTEMA ÓSSEO HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: